Atividade de português: Uso da vírgula – Ensino médio

    Atividade de português destinada aos estudantes do Ensino Médio, visando ao estudo da vírgula, por meio de texto que trata dos benefícios da mandioca.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

O uso da vírgula

1) Leia este texto, observando o emprego da vírgula:

Os benefícios da mandioca para a saúde

    Conheça os benefícios da mandioca para a saúde e veja algumas dicas de consumo desse alimento que é rico em fibras, carboidratos e vitaminas.

    A mandioca (aipim ou macaxeira) é um dos alimentos mais conhecidos e mais consumidos no Brasil. Trata-se de um prato típico indígena, sendo usada em várias receitas em quase todas as regiões brasileiras. É um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante muita energia para o nosso corpo. Essa raiz tuberosa possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.

    A mandioca, também conhecida como aipim e macaxeira é uma planta da espécie Manihot Esculenta, da qual fazem parte de mais de 7000 espécies, encontrada nativo na região sudeste da Amazônia. É cultivada em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo, por se tratar de uma planta com raízes comestíveis.

    As raízes tuberosas são as partes mais consumidas da mandioca, sendo considerada uma excelente fonte de carboidratos, vitaminas e quantidades de amido. Esses elementos são essenciais para o nosso organismo e para nossa saúde.

Disponível em: <http://www.mundodastribos.com>

 

2) Transcreva do texto um exemplo de emprego da vírgula que realiza:

a) Inserção de termos:

 

 

b) Enumeração de características:

 

 

c) Anteposição a gerúndio:

 

 

d) Anteposição a pronome relativo:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: