As atividades, a seguir, são direcionadas aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, objetivando o estudo dos Tipos de Sujeito, de modo contextualizado.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português – Tipos de Sujeito – 2º ano do Ensino Médio- Word
- PDF: Atividade de português – Tipos de Sujeito – 2º ano do Ensino Médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português – Tipos de Sujeito – 2º ano do Ensino Médio – Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia este texto e, em seguida, responda às questões propostas:
Muito competente em coisas sem importância
Luiz Marins
Um presidente de empresa, falando sobre um funcionário, disse: “Ele é muito competente em coisas sem importância. É pena que nas coisas realmente importantes ele não seja competente.” Conheci uma diretora de marketing que tinha um enorme orgulho de “entender tudo de computação”. E de marketing? E de pesquisa? E de mercado? Essas coisas, absolutamente essenciais para sua função, não faziam seus olhos brilharem.
Esse é um problema recorrente nas organizações. Desde vendedores que criticam tudo na empresa – mas não visitam clientes, não estudam produtos, não se aperfeiçoam em vendas – até motoristas muito competentes em criticar o chefe – mas que nada fazem para manter seus veículos em perfeitas condições de uso. Isso para não falar de engenheiros, advogados e médicos, cheios de desejo de status, que se preocupam com seus gabinetes, trajes e formas de tratamento e não se apressam em dar seus doutos pareceres, atrasando processos, contratos e laudos. Ou mesmo de secretárias que organizam festas o ano todo e não procuram se aperfeiçoar em redação ou estudar um idioma estrangeiro.
Ter pessoas competentes no que realmente interessa é um grande desafio para as empresas. Há pessoas campeãs de relacionamento e amizade que se esquecem de que a empresa precisa de profissionais competentes em coisas realmente importantes, que executem, sejam éticas, participem e deem resultado.
Pessoas competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco. Elas não gastam tempo e energia em coisas acidentais e periféricas a seu objetivo principal e, por isso, conseguem o sucesso que outras desfocadas e dispersas jamais conseguirão.
Pense nisso. Sucesso!
(TAM Magazine, n. 41, jul.2007, p.34.)
Questões:
1. Explique, com as suas palavras, a tese que o autor apresenta no título e sustenta ao longo de seu texto:
2. Identifique a que se referem os pronomes sujeitos sublinhados:
a) “Ele é muito competente em coisas sem importância.”
b) “Elas não gastam tempo e energia em coisas acidentais e periféricas […]”.
3. Estabeleça a correta correspondência:
1 – Sujeito Simples
2 – Sujeito Composto
3 – Sujeito Oculto
4 – Sujeito Indeterminado
a) ___ “Conheci uma diretora de marketing que tinha um enorme orgulho de “entender tudo de computação.”.
b) ___ Precisa-se de profissionais competentes.
c) ___ “Pessoas competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco.”.
d) ___ “[…] engenheiros, advogados e médicos, cheios de desejo de status, que se preocupam com seus gabinetes, […]”.
e) ___ “[…] secretárias que organizam festas o ano todo e não procuram se aperfeiçoar em redação ou estudar um idioma estrangeiro.”.
5. Releia esta passagem do texto:
“Pessoas competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco.”
a) Identifique a que sujeito se refere o verbo destacado.
b) Explique o porquê do acento circunflexo no verbo destacado.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.