Atividade de português – Tipos de Sujeito – 2º ano do Ensino Médio

    As atividades, a seguir, são direcionadas aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, objetivando o estudo dos Tipos de Sujeito, de modo contextualizado.

     Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.  

 

 Baixe esta atividade em:

 

    ESCOLA:                                        DATA:
    PROF:                                            TURMA:
    NOME:  

Leia este texto e, em seguida, responda às questões propostas:


Muito competente em coisas sem importância

Luiz Marins

    Um presidente de empresa, falando sobre um funcionário, disse: “Ele é muito competente em coisas sem importância. É pena que nas coisas realmente importantes ele não seja competente.” Conheci uma diretora de marketing que tinha um enorme orgulho de “entender tudo de computação”. E de marketing? E de pesquisa? E de mercado? Essas coisas, absolutamente essenciais para sua função, não faziam seus olhos brilharem.

    Esse é um problema recorrente nas organizações. Desde vendedores que criticam tudo na empresa – mas não visitam clientes, não estudam produtos, não se aperfeiçoam em vendas – até motoristas muito competentes em criticar o chefe – mas que nada fazem para manter seus veículos em perfeitas condições de uso. Isso para não falar de engenheiros, advogados e médicos, cheios de desejo de status, que se preocupam com seus gabinetes, trajes e formas de tratamento e não se apressam em dar seus doutos pareceres, atrasando processos, contratos e laudos. Ou mesmo de secretárias que organizam festas o ano todo e não procuram se aperfeiçoar em redação ou estudar um idioma estrangeiro.

    Ter pessoas competentes no que realmente interessa é um grande desafio para as empresas. Há pessoas campeãs de relacionamento e amizade que se esquecem de que a empresa precisa de profissionais competentes em coisas realmente importantes, que executem, sejam éticas, participem e deem resultado.

    Pessoas competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco. Elas não gastam tempo e energia em coisas acidentais e periféricas a seu objetivo principal e, por isso, conseguem o sucesso que outras desfocadas e dispersas jamais conseguirão.

    Pense nisso. Sucesso!

                                                                                            (TAM Magazine, n. 41, jul.2007, p.34.)

 

Questões:

1. Explique, com as suas palavras, a tese que o autor apresenta no título e sustenta ao longo de seu texto:

 

 

2. Identifique a que se referem os pronomes sujeitos sublinhados:

a) “Ele é muito competente em coisas sem importância.” 

b) “Elas não gastam tempo e energia em coisas acidentais e periféricas […]”. 

 

3. Estabeleça a correta correspondência:

1 – Sujeito Simples

2 – Sujeito Composto

3 – Sujeito Oculto

4 – Sujeito Indeterminado

a) ___ “Conheci uma diretora de marketing que tinha um enorme orgulho de “entender tudo de computação.”.

b) ___ Precisa-se de profissionais competentes.

c) ___ “Pessoas competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco.”.

d) ___ “[…] engenheiros, advogados e médicos, cheios de desejo de status, que se preocupam com seus gabinetes, […]”.

e) ___ “[…] secretárias que organizam festas o ano todo e não procuram se aperfeiçoar em redação ou estudar um idioma estrangeiro.”.

 

5. Releia esta passagem do texto:

“Pessoas competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco.”

a) Identifique a que sujeito se refere o verbo destacado. 

 

b) Explique o porquê do acento circunflexo no verbo destacado. 

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: