Atividade de português: Tipos de locuções – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, propõe o estudo das locuções (junção de duas ou mais palavras com sentido único). Vamos aprender diferentes tipos de locuções? Então, responda às questões sobre o texto Juju.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Juju

    A Juju tirou nota 10 em uma redação e já está dizendo para todo mundo que vai entrar para a Academia Brasileira de Letras. Ela veio me contar que o sonho dela é ser como Rachel de Queiroz, que foi a primeira mulher eleita para a Academia, em 4 de agosto de 1977. É claro que a Juju sabe que vai ter que estudar muito, pois Rachel de Queiroz já escreveu muitos livros e ganhou muitos prêmios por causa de sua obra. Além disso, ela é professora, jornalista, cronista e teatróloga. Nossa, espero que a Juju tenha fôlego para fazer tudo isso, aí quem sabe ela poderá ocupar uma cadeira na Academia. Ah! A Academia Brasileira de Letras é o lugar onde se reúnem os maiores escritores do Brasil.

Disponível em: <http://meninomaluquinho.educacional.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – O primeiro período do texto apresenta das locuções verbais. Identifique-as:

R.

 

Questão 2 – Aponte os tempos em que as locuções verbais acima foram empregadas:

R.

 

Questão 3 – Na passagem “É claro que a Juju sabe que vai ter que estudar muito […]”, a locução verbal em destaque exprime:

a) uma necessidade.

b) um desejo.

c) uma ordem.

d) um conselho.

 

Questão 4 – No trecho “Rachel de Queiroz já escreveu muitos livros e ganhou muitos prêmios por causa de sua obra.”, a locução sublinhada é:

a) substantiva.

b) prepositiva.

c) conjuntiva.

d) adverbial.

 

Questão 5 – Na frase “Além disso, ela é professora, jornalista, cronista e teatróloga.”, a locução conjuntiva grifada exprime a ideia de:

a) explicação.

b) conclusão.

c) adição.

d) oposição.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: