Atividade de português: Tipos de advérbios – 1º ano do ensino médio.

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, aborda os tipos de advérbios. Os advérbios modificam o sentido de verbos, adjetivos ou advérbios, indicando diferentes circunstâncias. Vamos estudá-los? Para tal, responda às questões que se baseiam no texto O pão nosso de cada dia! Ao lê-lo, você vai descobrir a origem desse alimento tão presente em nosso dia a dia!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Tipos de advérbios

Leia:

O pão nosso de cada dia

    Quem não gosta de um pão quentinho com manteiga no café da manhã? Usado como sinônimo de vida e trabalho, alimento do corpo e da alma, o pão faz parte da cultura de muitos povos e tem um significado importante em várias religiões. Resultado do cozimento de uma massa feita com farinha de certos cereais, principalmente trigo, água e sal, ele pode ter sido uma das primeiras comidas preparadas pelo homem.

    A história do pão é tão antiga que é até difícil dizer, com precisão, quando e como ele apareceu. Historiadores, no entanto, estimam que o pão tenha surgido há cerca de 12 mil anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque. De início, provavelmente, o trigo era apenas mastigado. Só depois, ele passou a ser triturado com pedras e transformado em farinha.

   Antes de servirem para fazer pão, as farinhas de diversos cereais eram usadas em sopas e mingaus cozidos na água. Posteriormente, passou-se a misturar também mel, azeite doce, suco de uva, tâmaras esmagadas, ovos e carne moída, formando espécies de bolos que eram assados sobre pedras quentes ou sob cinzas. Esses bolos deram origem ao pão propriamente dito.

Maria Ramos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – O parágrafo que introduz o texto contém um advérbio. Identifique a passagem em que ele está presente:

a) “[…] o pão faz parte da cultura de muitos povos […]”

b) “[…] tem um significado importante em várias religiões.”

c) “[…] uma massa feita com farinha de certos cereais, principalmente trigo, água e sal […]”

d) “[…] ele pode ter sido uma das primeiras comidas preparadas pelo homem.”

 

Questão 2 – Em “A história do pão é tão antiga […]”, o advérbio “tão” desempenha a função de:

a) definir o sentido do adjetivo “antiga”.

b) explicar o sentido do adjetivo “antiga”.

c) intensificar o sentido do adjetivo “antiga”.

d) complementar o sentido do adjetivo “antiga”.

 

Questão 3 – “[…] é até difícil dizer, com precisão […]”. Reescreva essa frase, substituindo a locução adverbial pelo advérbio correspondente:

R.

 

Questão 4 – O termo grifado é um advérbio interrogativo no segmento:

a) “Quem não gosta de um pão quentinho com manteiga no café da manhã?”

b) “Usado como sinônimo de vida e trabalho […]”

c) “[…] quando e como ele apareceu.”

d) “[…] na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque.

 

Questão 5 – No segmento apontado acima, o advérbio interrogativo indica:

a) modo

b) causa

c) lugar

d) tempo

 

Questão 6 – No segundo parágrafo do texto, o advérbio “juntamente” acrescenta uma circunstância de companhia:

a) ao verbo “estimam”.

b) à locução verbal “tenha surgido”.

c) ao verbo “há”.

d) ao verbo “está”.

 

Questão 7 – No período “De início, provavelmente, o trigo era apenas mastigado.”, o advérbio “provavelmente” poderia ser substituído por:

a) realmente

b) possivelmente

c) aparentemente

d) indubitavelmente

 

Questão 8 – Na oração “Esses bolos deram origem ao pão propriamente dito.”, o advérbio sublinhado modifica o sentido de um verbo:

a) na forma de gerúndio.

b) na forma de particípio.

c) na forma de infinitivo pessoal.

d) na forma de infinitivo impessoal.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: