Atividade de português: Texto explicativo – 7º ano

    Atividade de interpretação, dirigida aos alunos do sétimo ano, de texto explicativoVocê sabia que cachorros e gatos não pegam dengue, chikungunya ou zika? Não? Quer saber por quê? Então, leia o texto e, na sequência, responda às questões (abertas e fechadas) sobre ele, aprimorando as suas habilidades de leitura! Vamos lá? Professor (a), esta atividade pode ser desenvolvida em parceria com o professor (a) de Ciências! Fica a sugestão!

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Você sabia…

… que cachorros e gatos não pegam dengue, chikungunya ou zika?

    Ufa! Pelo menos nossos bichos de estimação estão livres de contrair essas três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por quê? Bem, ao que tudo indica, os vírus da dengue, chikungunya e zika infectam exclusivamente os primatas, grupo ao qual pertencem, por exemplo, os gorilas, os micos, os chimpanzés e os humanos, como eu e você.

    É bem verdade que o mosquito – ou melhor, a fêmea do Aedes aegypti, que necessita de sangue para nutrir seus ovos – pode picar cachorros, gatos, aves e outros bichos. Mas os vírus da dengue, chikungunya e zika que ela pode transmitir nessa picada só encontram organismos propícios para se desenvolver nos primatas.

    Por outro lado, há outros mosquitos que podem, sim, transmitir parasitas que causam doenças ao seu cão ou gato de estimação. O mosquito-palha, por exemplo, pode transmitir com sua picada um micro-organismo chamado Leishmania, causador da leishmaniose, doença grave que provoca lesões na pele e nos órgãos.

    Há ainda outros mosquitos que podem ser vetores da Dirofilaria, um verme que causa a dirofilariose – também conhecida como “doença do coração”.

    A leishmaniose e a dirofilariose são mais comuns em cães, mas podem também afetar gatos. Aliás, em ambientes com muitos mosquitos e pernilongos, os gatos podem desenvolver uma espécie de alergia às picadas desses insetos, que precisa ser tratada.

    Para prevenir essas e outras doenças e manter seu cachorro ou gato saudável, é importante levá-lo a um médico veterinário periodicamente e estar com a vacinação sempre em dia. Junte isso a uma boa alimentação, passeios e brincadeiras, e seu bichinho terá uma vida tranquila e saudável!

Henrique Caldeira Costa. Disponível em: <http://chc.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – De acordo com o autor do texto, os cachorros e os gatos estão livres de contrair a dengue, chikungunya ou zika. Explique:

R.

 

Questão 2 – Releia com atenção o primeiro parágrafo do texto. Em seguida, responda: o que há de comum entre as doenças dengue, chikungunya e zika?

R.

 

Questão 3 – Quando diz “Ufa”, o autor do texto demonstra:

a) surpresa com o fato de os cachorros e os gatos não pegarem dengue, chikungunya ou zika.

b) alívio com o fato de os cachorros e os gatos não pegarem dengue, chikungunya ou zika.

c) animação o fato de os cachorros e os gatos não pegarem dengue, chikungunya ou zika.

d) satisfação com o fato de os cachorros e os gatos não pegarem dengue, chikungunya ou zika.

 

Questão 4 – O autor destaca que “[…] há outros mosquitos que podem, sim, transmitir parasitas que causam doenças ao seu cão ou gato de estimação”. A que doenças ele se refere?

 R.

 

Questão 5 – Identifique as definições, apresentadas pelo autor do texto, para as doenças citadas em resposta à questão anterior:

R.

 

Questão 6 – O autor faz determinadas recomendações para que os bichinhos de estimação possam levar uma vida saudável. Aponte-as:

R.

 

Questão 7 – Na frase “[…] só encontram organismos propícios para se desenvolver nos primatas.”, o termo destacado poderia ser substituído por:

a) impróprios

b) comuns

c) pequenos

d) favoráveis

 

Questão 8 – As palavras Aedes aegypti, Leishmania e Dirofilaria foram escritas em itálico porque:

a) são da área científica.

b) são palavras-chave do texto.

c) são estrangeiras.

d) são pouco conhecidas.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: