Atividade de português: Tempos verbais – 6º ano

    Atividade de Português, destinada aos alunos inseridos no 6º ano, visando ao estudo dos Tempos Verbais, por meio da notícia intitulada “Macaco ladrão é perdoado”. Vale acrescentar que a noção de coerência e coesão textual também perpassa a proposta em questão.

    Você pode fazer o download desta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

 

 

Leia a notícia sobre o macaco-prego Chico, completando-a com estes verbos:

   deverá     mostra     durou     pediu     continuará     vive     roubava     será     acabou     tem     será

UBERABA > ‘Chico’ era acusado de atacar pessoas

MACACO LADRÃO É PERDOADO

    Apesar das acusações de furto, roubo e lesão corporal, o macaco-prego Chico __________________habitando A Mata do Ipê, uma unidade de conservação em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A decisão foi tomada ontem, em uma audiência pública que __________________ mais de três horas e reuniu representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, da promotoria e moradores da cidade.

    O animal, que ________________ no parque desde que nasceu, _________________ atacado pessoas e, com isso, __________________ dividindo a cidade entre os que defendiam sua permanência e os que queriam que ele fosse embora. Por isso, foi preciso realizar a audiência.

    Nos últimos dois meses, foram registrados cerca de 40 casos de pessoas atacadas pelo macaco. Na tentativa de pegar comida de quem passava pelo local, ele ____________________ tudo o que encontrava nos bolsos das pessoas, como chaves e celulares. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Lima, nenhuma das vítimas foi à audiência, o que, para ele, _________________ que o macaco não tem culpa.

    O Ministério Público __________________ um estudo para apresentar alternativas para o convívio do macaco com as pessoas. A primeira reunião de especialistas _________________ segunda-feira. O projeto ___________________ ter como foco a educação ambiental e a criação de uma estrutura que possibilite uma convivência pacífica.

Fonte: “Jornal da Tarde”.

(Com adaptações feitas pela autora da atividade.).

Agora, transcreva os verbos utilizados para completar a notícia, conforme indicação:

Tempo passado Tempo presente Tempo futuro

 

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: