Atividade de português: Tema transversal – consumismo – 9º ano e ensino médio

    Atividade  de português, proposta a alunos do nono ano do ensino fundamental e para o ensino médio, com questões que abordam o tema transversal “ consumo”. As atividades elaboradas tem como pano de fundo o filme : Os delírios de consumo de Becky Bloom que trata do tema em questão. Esta atividade pode ser adaptada para a disciplina de Geografia .

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Os delírios de Consumo de Becky Bloom

Temas transversais

1. Este filme faz o  alerta sobre diferentes tipos de persuasão que encontramos no nosso cotidiano. Quais são os meios de publicidade e estratégias mais utilizadas para nos convencer a gastar sempre mais?Faça uma pesquisa.

2. Qual é o alerta que esse longa transmite? Quais cuidados devemos ter dentro de uma sociedade tão
consumista como a nossa?

3. Rebecca Bloomwood (Isla Fisher), é uma jovem jornalista que não consegue se controlar nas compras. Seus sete cartões de crédito são insuficientes para que ela compre as roupas que deseja adquirir. Seu quarto se parece com um provador de loja, inundado de peças, sapatos, bolsas, acessórios espalhados, e ela não se cansa de comprar mais. Você já passou ou passa por essa situação? Se Rebecca fosse uma pessoa próxima e íntima de você, qual atitude tomaria para ajudá-la a se controlar? Comente.

 

4. Porque o artigo que  Rebecca escreveu para  a revista de finanças, fez tanto sucesso entre as mulheres?

 

5. Comente sobre o poder persuasivo apresentado no filme, qual é o meio que os lojistas utilizam para convencer Rebecca a comprar sem medidas?

 

6 .Você concorda que a propaganda é a alma do negócio?     

 

7. Comente sobre a cena do filme que você mais gostou.

 

8. Após refletir sobre o filme e sobre sua vida de “consumo”, comente em qual cena você se enquadra melhor? Por quê?

 

9. Faça uma pesquisa e responda:

a. O filme retrata um problema que enfrentamos frequentemente na sociedade atual  “ o consumismo desenfreado”, muitas crianças e adultos acham que “é preciso ter para ser alguém”. Você concorda com essa afirmação? Comente.

 

10. Vamos promover um bazar na escola? Convidamos , estudantes , professores e funcionários em geral da unidade escolar para trazerem de casa um acessório, um calçado,uma  roupa, um lençol, qualquer peça  que não usa mais. Agendamos o “dia do escambo”. Servimos chá ou suco, colocamos um som agradável para realizarmos as trocas de produtos. Dessa forma estaremos contribuindo com o meio ambiente e ao mesmo tempo vamos desocupar espaços em nossos armários. Mãos a obra!

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: