Atividade de português: Sujeito simples – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, explora o sujeito simples. Quando um sujeito é simples? Vamos descobrir? Para tal, responda às variadas questões com base na notícia Chile proíbe sacolas plásticas em todo o país. Além de estudar esse tipo de sujeito, você poderá se informar sobre as consequências do uso de sacolas plásticas! Segundo a notícia, No mundo, 10 milhões de sacolas são consumidas por minuto. Cada uma demora mais de 400 anos para se desfazer completamente na natureza. Chocante, não?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Chile proíbe sacolas plásticas em todo o país

    O presidente do Chile, Sebastián Piñera, assinou uma lei proibindo a distribuição de sacolas plásticas no comércio de todo o país, que se torna o primeiro da América do Sul a adotar esse tipo de medida. O objetivo é proteger sua grande costa marítima da poluição. O país, banhado pelo Oceano Pacífico, conta com mais de 6 mil quilômetros de litoral.

    Supermercados, farmácias e outras lojas terão seis meses para se adaptar. Até janeiro, esses estabelecimentos poderão fornecer, no máximo, duas sacolas por consumidor a cada compra. Depois disso, a proibição será total no grande comércio. Apenas pequenas mercearias e comércios de bairro terão dois anos para cumprir a lei.

    Quem desrespeitar a nova regra terá que pagar uma multa de 370 dólares (o equivalente a 1.480 reais) por sacola de plástico entregue.

Vilãs do meio ambiente

    Segundo o governo chileno, 3,2 bilhões de sacolas plásticas são produzidas por ano no país. Com a lei, o Chile está entre os cerca de 60 países que tomaram medidas para reduzir o plástico em seus territórios.

    No mundo, 10 milhões de sacolas são consumidas por minuto. Cada uma demora mais de 400 anos para se desfazer completamente na natureza.

    Tidas como grandes vilãs do meio ambiente, 90% das sacolas plásticas acabam parando em lixões ou no mar, onde são consumidas por aves e peixes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada ano, 13 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos oceanos.

Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Em “Chile proíbe sacolas plásticas em todo o país”, o sujeito é simples porque:

a) tem um núcleo.

b) tem uma palavra.

c) tem um substantivo.

d) tem uma palavra substantivada.

 

Questão 2 – No trecho “[…] se torna o primeiro da América do Sul a adotar esse tipo de medida.”, o verbo na voz reflexiva tem como sujeito simples:

a) “Chile”

b) “O presidente do Chile”

c) “Sebastián Piñera”

d) “o país”

 

Questão 3 – No segmento “O presidente do Chile, Sebastián Piñera, assinou uma lei proibindo a distribuição […]”, a parte grifada é:

a) um aposto

b) um vocativo

c) um sujeito simples

d) um complemento nominal

 

Questão 4 – Na passagem “Até janeiro, esses estabelecimentos poderão fornecer […]”, o sujeito simples destacado retoma:

R.

 

Questão 5 – No fragmento “Depois disso, a proibição será total no grande comércio.”, o núcleo do sujeito simples é:

a) “proibição”

b) “total”

c) “grande”

d) “comércio”

 

Questão 6 – Na oração “Quem desrespeitar a nova regra […]”, o sujeito simples é:

a) um pronome indefinido

b) um pronome relativo

c) um pronome pessoal

d) um pronome interrogativo

 

Questão 7 – No período “No mundo, 10 milhões de sacolas são consumidas por minuto.”, o adjunto adverbial anteposto ao sujeito simples indica:

a) tempo

b) lugar

c) origem

d) intensidade

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: