Atividade de português: Sujeito oculto – 8º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o sujeito oculto. Vamos analisar esse sujeito no texto Uma família chamada lépton? Para isso, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Uma família chamada lépton

    O múon e o tau são considerados primos do elétron, porque ________ praticamente as mesmas características dele: apresentam carga elétrica negativa, por exemplo, e somente a massa – o que popularmente chamamos de peso – os diferencia. No entanto, enquanto o elétron foi descoberto em 1897, o múon e o tau somente foram encontrados mais recentemente. Cada uma dessas três partículas tem seu respectivo neutrino. Todas elas fazem parte de uma mesma família, chamada lépton.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 171.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Assinale o fragmento que contém um sujeito oculto:

(     ) “O múon e o tau são considerados primos do elétron […]”

(     ) “[…] apresentam carga elétrica negativa, por exemplo […]”

(     ) “Cada uma dessas três partículas tem seu respectivo neutrino.”

 

Questão 2 – Levando-se em consideração o sujeito, preencha o espaço com “tem” ou “têm”:

“[…] porque ________ praticamente as mesmas características dele […]”

 

Questão 3 – O sujeito do verbo, que preencheu o espaço acima, classifica-se como:

(     ) oculto.

(     ) simples.

(     ) composto.

 

Questão 4 – Observe:

“[…] o que popularmente chamamos de peso […]”

Nessa passagem, o sujeito está oculto. Identifique-o:

 

Questão 5 – O sujeito foi identificado anteriormente por meio:

(     ) do contexto.

(     ) da terminação verbal.

(     ) do contexto e da terminação verbal.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: