Atividade de português: Substantivos – 7º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, explora substantivos. Que tal analisá-los no texto sobre a andorinha? Para tanto, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Andorinha

    Como capturam insetos no ar para comer, as andorinhas veem a disponibilidade de alimento cair nos períodos mais frios, pois os insetos não andam por aí como fazem na primavera e no verão, por não tolerarem as baixas temperaturas. Então, resta às andorinhas ir buscá-los em outras áreas. A andorinha-azul, por exemplo, passa o inverno da América do Norte (de junho a setembro) na Amazônia e no Sudeste no Brasil. Já uma outra espécie de andorinha sai do Sudeste e do Sul do Brasil no outono para as zonas tropicais e equatoriais, como a Amazônia. É a andorinha-doméstica-grande, que leva esse nome por também ser comum em áreas urbanas, onde faz ninhos em vãos de telhados, torres de igrejas ou aparelhos de ar-condicionado.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 166. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O vocábulo “Andorinha” é um substantivo porque:

(     ) nomeia um ser.

(     ) exprime um fato.

(     ) caracteriza um ser.

 

Questão 2 – Grife o substantivo próprio a seguir:

“A andorinha-azul, por exemplo, passa o inverno da América do Norte […]”

 

Questão 3 – O substantivo “espécie” é acentuado, pois é paroxítono terminado em:

(     ) “e”.

(     ) vogal.

(     ) ditongo.

 

Questão 4 – Observe os substantivos abaixo:

 “andorinha-azul” e “andorinha-doméstica-grande”

Por que eles são compostos?

 

Questão 5 – Os substantivos “áreas” e “ninhos” têm em comum:

(     ) o gênero.

(     ) o número.

(     ) o gênero e o número.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: