Atividade de Português: Substantivo primitivo e derivado – 1º ano do ensino médio

    Atividade de Português, dirigida aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, propõe o estudo do substantivo primitivo e derivado, por meio da notícia que trata da inédita bebida, Gik, o vinho de coloração azul. 

    Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia: 

Espanhóis produzem primeiro vinho azul do mundo

Bebida com inédita coloração demorou dois anos para ficar pronta    

    Sem tradição viticultora, seis jovens espanhóis inovam o mundo da enologia ao produzir o Gik, primeiro vinho de coloração azulada do mercado, feito com uvas brancas e tintas. O vinho demorou dois anos para ser desenvolvido, e os jovens tiveram ajuda de pesquisadores da Universidade do País Basco e do departamento de pesquisa alimentar do governo basco no desenvolvimento do rótulo.

    O vinho base é criado a partir de uvas vermelhas e brancas e, logo em seguida, há a adição de antocianinas e pigmentos índigos (que dão a cor azul à bebida). Por fim, acrescentam-se adoçantes para suavizar o sabor do vinho. Seus fabricantes recomendam que o vinho seja servido frio, devido à sua doçura.

    De acordo com o site oficial do Gik, a cor azul do vinho representa “movimento, inovação, mudança, fluidez e infinito”. A primeira remessa para venda será em lote promocional, com custo de 10 euros a garrafa, e o plano é produzir o Gik em diferentes vinícolas espanholas, de acordo com a demanda. O vinho tem 11,50% de teor alcoólico. 

Disponível em: http://revistaadega.uol.com.br. Acesso em: 09/07/16.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) advertir

b) contestar

c) entreter

d) informar

 

Questão 2 – Transcreva a definição apresentada no texto para o Gik:

R:

 

Questão 3 – Identifique no texto os substantivos derivados do substantivo primitivo “vinho”:

R:

 

Questão 4 – Apresente o significado de “enologia”:

R:

 

Questão 5 – No trecho “Por fim, acrescentam-se adoçantes para suavizar o sabor do vinho.”, o verbo destacado poderia ser flexionado no singular? Explique.

R:

 

Questão 6 – Os parênteses foram utilizados para indicar:

a) uma exemplificação

b) uma citação

c) uma explicação

d) uma opinião

 

Questão 7 – Em “Seus fabricantes recomendam que o vinho seja servido frio, devido à sua doçura.”, a conjunção sublinhada introduz a ideia de:

a) causa

b) consequência

c) estado

d) padrão

 

Questão 8 – Identifique o segmento em que as aspas foram empregadas no texto. Em seguida, justifique o referido emprego:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e Especialista em Educação a Distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: