Atividade de português: Sujeito composto – 1º ano do ensino médio

    Atividade de Português, destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, sugere o estudo do sujeito composto, por meio do texto Urso polar em extinção e as consequências do aquecimento global. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Urso polar em extinção e as consequências do aquecimento global

O aquecimento global interfere diretamente na sobrevivência do urso polar. Com o derretimento das geleiras, decai também a oferta de comida para o animal

    A cor branca, sua cara amigável e seu tamanho despertam a atenção para o urso polar, inclusive eles já foram usados até como garoto-propaganda de uma marca de refrigerantes. Habitantes das terras geladas do Ártico, o urso polar sobrevive a uma temperatura que varia de -37°C a -45°C, graças a duas camadas de pele e uma cama de gordura de 11,5 cm de espessura que fazem o isolamento térmico de seu corpo.

    Apesar de seu tamanho grande, o urso polar pode caminhar cerca de 30 quilômetros por dia e por vários dias seguidos. O animal é encontrado apenas em cinco países: Estados Unidos, Canadá, Rússia, Noruega e Groenlândia. Uma diferença entre o urso polar e os demais ursos é que estes não hibernam. Já a caça por comida é feita tanto pelo macho quanto pela fêmea, que preferem se alimentar de focas.

    Entretanto, o urso polar corre sério risco de desaparecer da natureza. O efeito estufa, fenômeno natural que equilibra a temperatura da Terra, está em constante desequilíbrio. Tal fato acarreta no avanço do aquecimento global, principal responsável pelo risco de extinção desse animal. Afinal, o aquecimento global contribui para o derretimento das geleiras e a diminuição do espaço para que eles se locomovam e, consequentemente, a oferta de comida também decai.

    Por conta disso, a Rússia e o Canadá classificaram o animal como uma espécie vulnerável. Em 2008, os Estados Unidos classificaram o urso polar do Alasca como uma espécie ameaçada de extinção e, por isso, requer proteção especial. […]

Foto: culturamix

Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br/. Acesso em: 22/07/16. 

 

Questões

Questão 1 – O texto destaca a relação entre o aquecimento global e a extinção dos ursos polares. Explique:

R:

 

Questão 2 – O terceiro parágrafo estabelece com o segundo a relação de:

a) causa

b) consequência

c) oposição

d) conclusão

 

Questão 3 – No segmento “O efeito estufa, fenômeno natural que equilibra a temperatura da Terra, está em constante desequilíbrio.”, o trecho sublinhado funciona sintaticamente como:

a) adjunto adnominal

b) adjunto adverbial

c) complemento nominal

d) aposto

 

Questão 4 – Encontra-se o registro de sujeito composto em:

a) “O animal é encontrado apenas em cinco países: Estados Unidos, Canadá, Rússia […]”

b) “Uma diferença entre o urso polar e os demais ursos é que estes não hibernam.”

c) “Por conta disso, a Rússia e o Canadá classificaram o animal como uma espécie vulnerável.”

d) “Em 2008, os Estados Unidos classificaram o urso polar do Alasca como uma espécie […]”

Justificativa:

 

Questão 5 – Identifique no texto outra ocorrência do sujeito composto:

R:

 

Questão 6 – Em “O aquecimento global interfere diretamente na sobrevivência do urso polar.”, o advérbio destacado indica:

a) lugar

b) modo

c) tempo

d) meio

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: