Atividade de português: Aposto – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 9º ano, propõe o estudo do aposto, por meio de texto que divulga a exposição de trabalhos da ceramista japonesa Toshiko Ishii. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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Exposição no BDMG Cultural reúne 100 trabalhos da artista Toshiko Ishii

Ceramista japonesa que viveu em Brumadinho criou obra de grande expressão, utilizando técnica com queima em forno de lenha

por Walter Sebastião

    Uma artista singular ganha sua maior exposição: Toshiko Ishii (1911-2007). Japonesa nascida em Kyoto, aos 20 anos muda-se para o Brasil – país sobre o qual sabia apenas que tinha índios e bananas – e se instala na Fazenda Palhano, em Brumadinho (MG), após passar por Curitiba e São Paulo, devido a problemas respiratórios do marido. Aos 70 anos, depois de encontrar argila de qualidade no local onde mora, passa a fazer cerâmica na técnica bizen, com queima em forno de lenha por vários dias. Duas décadas de prática, estudo e pesquisa a levaram ao desenvolvimento e burilamento de uma linguagem inspirada em tradições japonesas, mas que incorpora vivências de Minas Gerais. A delicadeza dos motivos decorativos e a expressividade no uso das matérias fazem da obra de Toshiko uma pequena joia das artes de Minas Gerais.

    Cerca de 100 peças da artista, criadas entre 1985 e 2012, estão em mostra no BDMG Cultural e podem ser vistas até 23 de setembro. A curadoria da exposição é de Erli Fantini e Adel Souki, ceramistas e amigas da japonesa. “Toshiko Ishii sempre me deixa impressionada. Organizando a exposição, vemos como foi mulher de fibra, sensível, apesar da aparência frágil”, conta Erli, sem esconder a saudade da amiga. “Além de ceramista, foi uma desenhista expressiva, delicada”, acrescenta, destacando o capricho na elaboração das peças e o cuidado com o acabamento. Erli aponta como exemplo os desenhos no fundo das xícaras de chá, para que quem estivesse em frente a quem usa a peça também fruísse a beleza do objeto. “Como as bordadeiras, para Toshiko não basta a frente do bordado ser bonita, mas o avesso também tem de ser bonito”, compara a curadora.

    Outro exemplo dos cuidados da ceramista são os “entalhes delicados” nos pés de várias peças. Erli conta que o esmero de Toshiko chegava à minúcia de ordenar as palhas que envolvem a peça a ser levada ao forno, resultando, após a queima, em uma visualidade de delicada potência plástica. A amiga explica que a artista tinha cuidado meditado na exploração e escolha das matérias, “cujo colorido original traz a alma da argila, já que só pode ser conseguido devido aos minerais presentes na argila e ao forno com o qual ela trabalha”, conta. “Toshiko Ishii foi uma sábia. A cerâmica dela tem a mão e a vida dela”, afirma, lembrando que um prato feito ao final da vida traz o ideograma existir. […]

Disponível em: http://www.uai.com.br/.  Acesso em: 24/08/16.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

R:

 

Questão 2 – Grife, nas passagens a seguir, os termos que retomam a artista Toshiko Ishii:

a) “Ceramista japonesa que viveu em Brumadinho criou obra de grande expressão […]”

b) “Duas décadas de prática, estudo e pesquisa a levaram ao desenvolvimento […]”

c) “Cerca de 100 peças da artista, criadas entre 1985 e 2012, estão em mostra […]”

d) “A cerâmica dela tem a mão e a vida dela”.

 

Questão 3 – Há o registro de opinião em:

a) “[…] uma linguagem inspirada em tradições japonesas […]”

b) “[…] fazem da obra de Toshiko uma pequena joia das artes de Minas Gerais.”

c) “A curadoria da exposição é de Erli Fantini e Adel Souki, ceramistas e amigas da japonesa.”

d) “[…] um prato feito ao final da vida traz o ideograma existir.”

 

Questão 4 – No trecho “[…] devido a problemas respiratórios do marido.”, o conectivo destacado introduz a ideia de:

a) comparação

b) consequência

c) causa

d) conclusão

 

Questão 5 – Em “[…] para Toshiko não basta a frente do bordado ser bonita, mas o avesso também tem de ser bonito”, a conjunção sublinhada indica uma:

a) adição

b) oposição

c) condição

d) justificativa

 

Questão 6 – Assinale o trecho, no qual a vírgula sinaliza um aposto:

a) “Japonesa nascida em Kyoto, aos 20 anos muda-se para o Brasil […]”

b) “A curadoria da exposição é de Erli Fantini e Adel Souki, ceramistas e amigas da japonesa.”

c) “Além de ceramista, foi uma desenhista expressiva […]”

d) “[…] tinha cuidado meditado na exploração e escolha das matérias, ‘cujo colorido original […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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