Atividade de português: Sinais de pontuação – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora sinais de pontuação. Vamos analisá-los no texto que nos apresenta o livro A família Bélier? Para tanto, responda às questões propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

“A família Bélier”

    Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais…  Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?

Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-214860/>.

 

Questões

Questão 1 – Observe o trecho:

“[…] todas as questões comuns de sua idade o primeiro amor, os problemas na escola, […]”

Esse trecho foi transcrito sem o sinal de pontuação depois da palavra “idade”. Assinale-o:

(     ) ,

(     ) :

(     ) ;

 

Questão 2 – Identifique a finalidade do uso no texto dos sinais:

Parênteses: 

Reticências: 

 

Questão 3 – O segundo período do texto, fechado com ponto final, contém respectivamente:

(     ) um sujeito oculto e um sujeito simples.

(     ) um sujeito composto e um sujeito oculto.

(     ) um sujeito simples e um sujeito composto.

 

Questão 4 – No trecho “Um dia, ela descobre ter o talento para o canto […]”, a vírgula separa:

(     ) um aposto.

(     ) um vocativo.

(     ) um adjunto adverbial.

 

Questão 5 – Na pergunta “Mas como abandonar os pais e os irmãos?”, o termo grifado exprime:

(     ) modo.

(     ) causa.

(     ) comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: