Atividade de português: Questões sobre vírgula – 8º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, visa ao estudo de diferentes empregos da vírgula, por meio de diversificadas questões sobre o texto Os perigos do álcool

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Os perigos do álcool

    O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e incentivado pela sociedade. De acordo com a organização Mundial da Saúde (OMS), a mortalidade e limitação da condição funcional associada ao consumo de bebidas alcoólicas superam aquelas associadas ao tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, pode provocar disfunções como violência, suicídio e acidentes de trânsito, causar dependência química e outros problemas de saúde como cirrose, pancreatite, demência, polineuropatia, miocardite, desnutrição, hipertensão arterial, infarto e certos tipos de cânceres. Nas últimas décadas, o consumo de álcool vem amentando no mundo todo, sendo que a maior parte desse aumento vem acontecendo em países em desenvolvimento […]

Disponível em: <http://www2.eerp.usp.br>.

 

Questões

Questão 1 – A intenção de quem escreveu o texto é:

 

 

Questão 2 – No trecho “O consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, pode provocar disfunções como violência […]”, a parte inserida entre vírgulas consiste em uma:

a) opinião

b) explicação

c) comparação

d) citação

 

Questão 3 – Na passagem “Nas últimas décadas, o consumo de álcool vem amentando no mundo todo […]”, a vírgula isola um adjunto adverbial indicador de:

a) tempo

b) lugar

c) afirmação

d) modo

 

Questão 4 – Em “[…] o consumo de álcool vem amentando no mundo todo, sendo que a maior parte desse aumento […]”, a vírgula introduz um:

(     ) particípio                            (     ) infinito                            (     ) gerúndio

 

Questão 5 – Predomina no texto o uso da vírgula para:

a) separar explicações.

b) introduzir vocativos.

c) enumerar elementos coordenados.

d) intercalar termos.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: