Atividade de português: Questões sobre sinais de pontuação – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 8º ano, propõe o estudo de diferentes sinais de pontuação, por meio do texto Continho, de Paulo Mendes Campos. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Continho

    Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco.

    Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:

    — Você aí, menino, para onde vai essa estrada?

    — Ela não vai não: nós é que vamos nela.

    — Engraçadinho duma figa! Como você se chama?

    — Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.

Paulo Mendes Campos. “Para gostar de ler – crônicas”. São Paulo: Ática, 2003. p.76.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo de quem escreveu o texto:

 

 

Questão 2 – No trecho “— Você aí, menino, para onde vai essa estrada?”, as vírgulas separam:

a) um adjunto adverbial

b) um aposto

c) adjunto adnominal

d) um vocativo

 

Questão 3 – “— Engraçadinho duma figa!”. Assinale o sentimento, reforçado pelo ponto de exclamação, do vigário em relação à conversa com o menino:

a) alegria

b) raiva

c) compaixão

d) simpatia

 

Questão 4 – Em “— Ela não vai não: nós é que vamos nela.”, os dois-pontos introduzem:

a) uma fala do menino.

b) uma opinião do narrador.

c) um esclarecimento feito pelo menino.

d) uma citação.

 

Questão 5 – Marque o sinal de pontuação que mais foi empregado no texto:

a) vírgula

b) ponto final

c) ponto de interrogação

d) travessão

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: