Atividade de português: Questões sobre pronomes pessoais – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, propõe o estudo dos pronomes pessoais, empregados no fragmento do texto Memória de livros, de João Ubaldo Ribeiro. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Memória de livros

    Não sei bem dizer como aprendi a ler. A circulação entre os livros era livre (tinha que ser, pensando bem, porque eles estavam pela casa toda, inclusive na cozinha e no banheiro), de maneira que eu convivia com eles todas as horas do dia, a ponto de passar tempos enormes com um deles aberto no colo, fingindo que estava lendo e, na verdade, se não me trai a vã memória, de certa forma lendo, porque quando havia figuras, eu inventava as histórias que elas ilustravam e, ao olhar para as letras, tinha a sensação de que entendia nelas o que inventara. Segundo a crônica familiar, meu pai interpretava aquilo como uma grande sede de saber cruelmente insatisfeita e queria que eu aprendesse a ler já aos quatro anos, sendo demovido a muito custo, por uma pedagoga amiga nossa. Mas, depois que completei seis anos, ele não aguentou, fez um discurso dizendo que eu já conhecia todas as letras e agora era só uma questão de juntá-las e, além de tudo, ele não suportava mais ter um filho analfabeto. […]

João Ubaldo Ribeiro. “Um brasileiro em Berlim”.  Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

 

Questões

Questão 1 – “Não sei bem dizer como aprendi a ler.”. Identifique o pronome pessoal omitido nessa passagem do texto:

 

 

Questão 2 – De que modo foi possível identificar o pronome omitido?

 

 

Questão 3 – Grife no trecho a seguir os pronomes pessoais que retomam “os livros”:

“A circulação entre os livros era livre (tinha que ser, pensando bem, porque eles estavam pela casa toda, inclusive na cozinha e no banheiro), de maneira que eu convivia com eles […]”

 

 

Questão 4 – Em “[…] eu inventava as histórias que elas ilustravam […]”, o pronome pessoal “elas” substitui, considerando-se o contexto:

a) figuras

b) histórias

c) letras

d) memórias

 

Questão 5 – “[…] agora era só uma questão de juntá-las […]”. Localize o referente do pronome pessoal do caso oblíquo em destaque nessa parte do texto:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: