Atividade de português: Pronomes demonstrativos – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos pronomes demonstrativos. Vamos identificar a função que eles desempenham no texto Stress Ancestral? Então, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Stress Ancestral

    Conhecido como um dos males do nosso tempo, o stress não é exclusividade deste século nem do anterior. Muito antes da era do trânsito caótico, e até mesmo da Revolução Industrial, a civilização inca, que viveu entre 550 e 1532, já sofria desse mal. A conclusão é de uma equipe de arqueólogos da Universidade de Ontário Ocidental, no Canadá, que analisaram amostras de cabelo de restos mortais de dez indivíduos, provenientes de cinco diferentes sítios arqueológicos no Peru. Os pesquisadores encontraram cortisol – hormônio responsável pelo stress – em níveis superiores aos verificados em pessoas que passaram por estudos clínicos recentes. “O cortisol estava mais alto naqueles que, depois de alcançar tais níveis, morreram. Esses indivíduos podem ter desenvolvido uma doença que levou algum tempo para matá-los e essa talvez tenha sido a causa do stress”, diz a arqueóloga Emily Webb, que conduziu a pesquisa.

Disponível em: <http://www.istoe.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na oração “[…] já sofria desse mal.”, o vocábulo destacado, resultado da contração preposição “de” com o pronome demonstrativo “esse”, retoma:

(     ) “o stress”.

(     ) “o trânsito caótico”.

(     ) “a Revolução Industrial”.

 

Questão 2 – No fragmento “[…] o stress não é exclusividade deste século nem do anterior.”, o termo “deste”, formado pela preposição “de” mais o pronome demonstrativo “este”, aponta para:

(     ) um tempo remoto.

(     ) um tempo atual.

(     ) um tempo futuro.

 

Questão 3 – Na frase “[…] depois de alcançar tais níveis, morreram.”, o pronome “tais” é:

(     ) pessoal

(     ) demonstrativo

(     ) indefinido

 

Questão 4 – Em “Esses indivíduos podem […]”, o pronome “esses” funciona sintaticamente como:

R:

 

Questão 5 – No segmento “[…] e essa talvez tenha sido a causa do stress […]”, A que se refere o pronome demonstrativo “essa”?

R:  

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: