Atividade de português: Questões sobre pronome relativo – 9º ano

    Atividade de português, indicada para os alunos do 9º ano, propõe o estudo do pronome relativo, por meio do texto sobre a ONG Obra do Berço.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

    Um forte vínculo que une toda a sua família. Assim, Larissa define a Obra do Berço, uma associação que a acolheu aos 2 anos e que abrigou também muitos de seus tios e todos os seus três irmãos. Quando chegou, Larissa foi recebida pelo centro de Educação Infantil Ana Claudina. Aos 7 anos, passou para o CCA NOVA, o centro para crianças e adolescentes, onde teve aulas de teatro, artes e aprendeu a tocar percussão. Por fim, quando já tinha 15 anos, participou do Programa de Empreendedorismo e Educação para Jovens, o PEEJ. “Na formatura, uma professora me pediu para escrever um texto. Ali, contei sobre tudo o que tinha vivido na ONG, sobre a importância que ela teve em minha vida”, diz. O período de escola terminou, mas Larissa não saiu da Obra do Berço. “Hoje, dou aulas de percussão para crianças da ONG e guardo com carinho todos os bilhetes que recebo dos meus alunos. Vou levar essa experiência para sempre.”.

Revista “Todos – A vida é feita de histórias. Qual é a sua?”. São Paulo: Mol. Abril/maio 2017, p. 50.

 

Questões

Questão 1 – O objetivo de quem escreveu o texto é:

 

 

Questão 2 – No trecho “[…] o centro das crianças e adolescentes, onde teve aulas de teatro […]”, o pronome relativo em destaque poderia ser substituído por:

a) em que

b) aonde

c) de que

d) com que

 

Questão 3 – Na passagem “[…] que a acolheu aos 2 anos e que abrigou também muitos de seus tios e todos os seus três irmãos.”, o pronome “que”, empregado duas vezes, retoma:

 

 

Questão 4 – Identifique os referentes do pronome relativo “que” nas passagens:

a) “[…] que une toda a sua família.”

 

b) “[…] que ela teve em minha vida”

 

 

Questão 5 – Localize o pronome relativo que compõe o penúltimo período do texto:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: