Atividade de português: Questões sobre pronome quem – 8º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo do pronome “quem”. As questões baseiam-se em um texto que responde à pergunta: Quem inventou o Jet Ski?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Quem inventou o Jet Ski?

    O nome Jet Ski (esqui a jato, em inglês) é uma marca registrada da indústria japonesa Kawasaki, que também monta motocicletas. Mas tornou-se tão popular que chamam de jet ski as motos aquáticas de qualquer marca. Foi o norte-americano Clayton Jacobson II quem imaginou o primeiro jet ski, na década de 1960. Jacobson praticava bicicross e sonhava em fazer manobras radicais na água (pelo menos ele não se machucaria tanto a cada queda). Ele aperfeiçoou a invenção e, no início dos anos 1970, fez um acordo com a Kawasaki, que comprou os desenhos e construiu os primeiros jet skis, oferecidos como brinde de fim de ano para lojas que revendiam seus produtos. Por fim, em 1976, a Kawasaki começou a vender os primeiros modelos de jet ski.

Disponível em: < http://recreio.uol.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Foi o norte-americano Clayton Jacobson II quem imaginou o primeiro jet ski, na década de 1960.”, o pronome “quem” retoma:

 

 

Questão 2 – No contexto da passagem acima, o pronome “quem” equivale a:

a) do qual

b) a qual

c) o qual

d) com o qual

 

Questão 3 – No título “Quem inventou o Jet Ski?”, o pronome “quem” funciona como pronome relativo? Explique:

 

 

Questão 4 – No segmento “[…] é uma marca registrada da indústria japonesa Kawasaki, que também monta motocicletas.”, o pronome relativo “quem” poderia ser empregado no lugar do pronome relativo “que”? Justifique:

 

 

Questão 5 – “Este é o inventor ________ quem o texto se refere.”. Assinale a preposição que deve anteceder o pronome relativo “quem”:

a) a

b) com

c) de

d) para

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: