Atividade de português: Questões sobre preposições – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 8º ano, compõe-se de questões sobre as preposições, empregadas na construção do texto Criança pode ter pressão alta?. Os estudantes são chamados, sobretudo, a identificar as relações de sentido estabelecidas pelas preposições. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Criança pode ter pressão alta?

    Sim, mas não é comum! Pressão alta (ou hipertensão) é uma alteração na força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para circular pelo corpo. Isso pode acontecer, por exemplo, pelo consumo em excesso de sal: o sal deixa as artérias mais rígidas, fazendo o coração bombear sangue com mais força para passar pela região, o que causa aumento da pressão sanguínea. Nas crianças, a alteração costuma surgir por problemas de nascença, como um estreitamento da aorta, a artéria mais importante do corpo. Por isso, é importante que o pediatra sempre verifique a pressão e ouça muito bem o coração dos pacientes.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/>.

 

Questões

Questão 1 – No trecho “[…] que o sangue exerce contra as paredes das artérias para circular pelo corpo.”, a preposição “para” mais o verbo “circular” indicam a ideia de:

a) comparação

b) finalidade

c) meio

d) causa

 

Questão 2 – Assinale a passagem em que o termo grifado é uma preposição:

a) “Sim, mas não é comum!”

b) “[…] na força que o sangue exerce contra as paredes das artérias […]”

c) “[…] o sal deixa as artérias mais rígidas […]”

d) “[…] o que causa aumento da pressão sanguínea.”

 

Questão 3 – Há algumas preposições que são formadas pela união de dois termos. Identifique os termos que compõem as preposições a seguir:

a) na: 

b) pelo: 

c) da: 

 

Questão 4 – No trecho “Nas crianças, a alteração costuma surgir por problemas de nascença […]”, a preposição “por” estabelece uma relação de:

 

 

Questão 5 – Grife as preposições que compõem esta parte do texto:

“[…] fazendo o coração bombear sangue com mais força para passar pela região, o que causa aumento da pressão sanguínea.”

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: