Atividade de português: Questões sobre numerais – 8º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, apresenta questões sobre numerais, empregados na construção do texto que responde à pergunta Por que os japoneses vieram ao Brasil?

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Por que os japoneses vieram ao Brasil?

    E por que, agora, seus descendentes estão indo para o Japão?

    No início do século 20, as lavouras de café brasileiras precisavam de mão de obra. A saída do governo brasileiro foi atrair imigrantes. O momento não podia ser melhor para os japoneses – lá, o desemprego bombava por causa da mecanização da lavoura. Outro motivo que facilitou a vinda deles foi um tratado de amizade que Brasil e Japão tinham acabado de assinar.

    Aí, a situação se inverteu: o Japão se transformou em uma potência e, lá pela década de 80, ficou difícil bancar a vida no Brasil por causa da inflação e do desemprego. Os netos e bisnetos dos imigrantes japoneses enxergaram, então, uma grande chance de se dar bem e foram em massa para o Japão. Até 2006, a comunidade brasileira no país já havia alcançado 313 pessoas.

“Revista Capricho”, nº 1045 maio/2008 p. 94.

 

Questão 1 – A finalidade do texto lido é:

 

 

Questão 2 – Em “Até 2006, a comunidade brasileira […]”, o numeral grifado classifica-se como:

a) ordinal

b) fracionário

c) cardinal

d) multiplicativo

 

Questão 3 – O numeral identificado na questão anterior indica:

a) uma quantidade exata.

b) um aumento proporcional.

c) uma posição exata.

d) uma diminuição proporcional.

 

Questão 4 – Identifique o período de tempo a que corresponde os numerais coletivos grifados:

a) “No início do século 20 […]”: 

b) “[…] e, lá pela década de 80 […]”: 

 

Questão 5 – Na passagem “Aí, a situação se inverteu: o Japão se transformou em uma potência […]”, o termo sublinhado funciona como numeral?

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: