Atividade de português: Questões sobre gerúndio, infinitivo e particípio – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do 9º ano, visa ao estudo gerúndio, infinitivo e particípio, de modo contextualizado. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em: 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

    Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.

Disponível em: <http://www.webciencia.com/11_00menu.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo […]”, os verbos em destaque estão na forma de:

a) particípio

b) infinitivo pessoal

c) gerúndio

d) infinitivo impessoal

 

Questão 2 – Em “[…] para se adaptar ao ambiente […]”, a preposição “para” mais o verbo “adaptar” indicam a ideia de:

a) finalidade

b) comparação

c) causa

d) conclusão

 

Questão 3 – “[…] e desenvolver o seu ser.”. Nesse contexto, o termo “ser” funciona como verbo na forma infinitiva? Explique:

 

 

Questão 4 – “Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa.”. Identifique o sujeito do verbo no particípio sublinhado:

 

 

Questão 5 – “É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos […]”. Assinale o sujeito dos verbos no infinitivo grifados:

a) eu

b) nós

c) vós

d) eles

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: