Atividade de português: Conjunções subordinativas – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, sobre as conjunções subordinativas. Vamos analisar o funcionamento delas na construção da fábula  A formiga má, escrito por Monteiro Lobato? Então, responda às questões propostas e aprofunde-se no tema!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

A formiga má

    Já houve, entretanto, uma formiga má que não soube compreender a cigarra e com dureza a repeliu de sua porta.

    Foi isso na Europa, em pleno inverno, quando a neve recobria o mundo com o seu cruel manto de gelo.

    A cigarra, como de costume, havia cantado sem parar o estio inteiro, e o inverno veio encontrá-la desprovida de tudo, sem casa onde se abrigar, nem folhinhas que comesse.

    Desesperada, bateu à porta da formiga e implorou – emprestado, notem! – uns miseráveis restos de comida. Pagaria com juros altos aquela comida de empréstimo, logo que o tempo o permitisse.

    Mas a formiga era uma usurária sem entranhas. Além disso, invejosa. Como não soubesse cantar, tinha ódio à cigarra por vê-la querida de todos os seres.

    – Que fazia você durante o bom tempo?

    – Eu… eu cantava!

    – Cantava? Pois dance agora, vagabunda! – e fechou-lhe a porta no nariz.

    Resultado: a cigarra ali morreu entanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto mais triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga. Mas se a usurária morresse, quem daria pela falta dela? […]

Monteiro Lobato. “Fábulas”. Ilustração de Alcy Linares. São Paulo: Globo, 2008. (Fragmento).

 

Questão 1 – Identifique a conjunção subordinativa, aquela que une orações dependentes entre si, nesta passagem do texto:

“Mas a formiga era uma usurária sem entranhas. Além disso, invejosa. Como não soubesse cantar, tinha ódio à cigarra por vê-la querida de todos os seres.”

a) “Mas”

b) “Além disso”

c) “Como”

d) “por”

 

Questão 2 – A conjunção subordinativa, identificada acima, estabelece uma relação de:

a) causa

b) oposição

c) exemplificação

d) comparação

 

Questão 3 – Observe atentamente as frases. Em seguida, assinale aquela em que a conjunção sublinhada é subordinativa:

a) “Já houve, entretanto, uma formiga má que não soube compreender a cigarra […]”

b) “[…] sem casa onde se abrigar, nem folhinhas que comesse.”

c) “Mas a formiga era uma usurária sem entranhas.”

d) “Mas se a usurária morresse, quem daria pela falta dela?”

 

Questão 4 – A conjunção, assinalada na questão anterior, é:

a) adversativa

b) condicional

c) aditiva

d) comparativa

 

Questão 5 – No trecho “Pagaria com juros altos aquela comida de empréstimo, logo que o tempo o permitisse.”, a conjunção subordinativa “logo que” exprime a circunstância de:

a) tempo

b) consequência

c) conformidade

d) proporcionalidade

 

Questão 6 – No trecho “[…] a cigarra ali morreu entanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto mais triste.”, registra-se o emprego de uma conjunção subordinativa que exprime a circunstância apontada acima. Identifique-a:

R.

 

Questão 7 – Na frase “A cigarra implorou à formiga que lhe desse uns miseráveis restos de comida.”, o termo sublinhado é:

a) uma conjunção subordinativa que indica uma concessão.

b) uma conjunção subordinativa que indica uma condição.

c) uma conjunção subordinativa que indica uma finalidade.

d) uma conjunção subordinativa que indica uma consequência.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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