Atividade de português: Questões sobre conjunções aditivas – 7º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, propõe o estudo das conjunções aditivas, ou seja, aquelas que exprimem a ideia de adição. As questões baseiam-se no texto que nos apresenta o livro Os franceses, escrito pelo cientista social Ricardo Corrêa Coelho.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia este texto que nos conta sobre o livro “Os franceses”, escrito pelo cientista social Ricardo Corrêa Coelho:

Os franceses

    Terra de pães, queijos e vinhos maravilhosos, mas também de paradoxos, a França convive com imagens contraditórias a seu respeito. É verdade que os franceses fizeram a revolução da “liberdade, igualdade e fraternidade” – base da democracia moderna; sua História, contudo, registra discriminação contra diversas minorias. A excelência dos seus perfumes parece se contrapor à ideia de que o banho não passa de um mal esporadicamente necessário. Paris é a cidade mais visitada do mundo, mas seus habitantes parecem detestar turistas. O culto à comida é quase uma idolatria nacional, a manteiga é usada por toneladas, mas os franceses não engordam, _____________ têm altas taxas de colesterol. Quem são, afinal, esses franceses? […]

Disponível em: <http://editoracontexto.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – O termo em destaque desempenha a função de conjunção aditiva em:

a) “Terra de pães, queijos e vinhos maravilhosos […]”

b) “Paris é a cidade mais visitada do mundo […]”

c) “[…] mas seus habitantes parecem detestar turistas.”

d) “Quem são, afinal, esses franceses?”

 

Questão 2 – Transcreva a outra passagem do texto em que se registra o emprego da conjunção aditiva presente na frase assinalada acima:

 

 

Questão 3 – “[…] mas também de paradoxos, a França convive com imagens contraditórias a seu respeito.”. Identifique a locução conjuntiva aditiva que compõe essa parte do texto:

 

 

Questão 4 – Aponte outras locuções conjuntivas aditivas que poderiam substituir a locução identificada na questão anterior:

 

 

Questão 5 – Assinale a conjunção que se encaixa na lacuna indicada no texto:

a) porém

b) pois

c) portanto

d) nem

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: