Atividade de português: Questões sobre conjunção – 7º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, propõe o estudo dos efeitos de sentido, gerados pelo emprego da conjunção no texto sobre a “dengue”. 

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Dengue

    O Aedes aegypti é um bichinho de nada, mas está dando um trabalhão para nós. Ele é o mosquito transmissor do vírus da dengue, uma doença muito perigosa.

    Depois de picar alguém com dengue, ele sai por aí espalhando a doença. Além disso, as fêmeas podem gerar filhotes já contaminados que também passam o vírus.

    Já foram confirmados vários casos de dengue no Brasil e o único jeito de resolver esse problema é evitar que o inseto se reproduza.

    Ele gosta de calor e umidade e coloca seus ovos em água parada. _______________, o verão com suas chuvas frequentes é a sua estação favorita.

    Para acabar com o mosquito todo mundo precisa colaborar, mantendo quintais e jardins limpos e sem água parada.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto lido é:

 

 

Questão 2 – Na passagem “O Aedes aegypti é um bichinho de nada, mas está dando um trabalhão para nós.”, a conjunção “mas” estabelece uma relação de:

a) oposição

b) adição

c) condição

d) conclusão

 

Questão 3 – Identifique a locução conjuntiva presente no 2º parágrafo do texto. Em seguida, aponte a ideia por ela expressa:

 

 

Questão 4 – Localize uma conjunção, empregada no último parágrafo do texto, que expressa a mesma ideia da locução identificada na questão anterior:

 

 

Questão 5 – No trecho “___________________, o verão com suas chuvas frequentes é a sua estação favorita.”, o espaço indicado pode ser preenchido com a preposição:

a) Porém

b) Conquanto

c) Além disso

d) Por isso

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: