Atividade de Português: Questões de Crase! – 2º ano do ensino médio

    Atividade de Português, voltada para alunos do segundo ano do ensino médio. São questões de crase que merecem ser trabalhadas, porque elas sempre aparecem em provas de vestibular! Vale a pena dar uma olhada, pois a atividade não se resume a analisar se existe ou não crase diante de um “a”. Aqui, o aluno transitará desde a análise meramente morfológica (se há apenas artigo, preposição ou as duas juntas que dará crase) até ao universo de sentidos em função da presença ou ausência dessa espertinha crase! Dá uma espiada, professor(a)!  Desejo desde já um ótimo trabalho !    😉       😉       😉  

    Baixe esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

QUESTÕES SOBRE CRASE

1) “Nesta reunião, voltarei ___ referir-me ___ questões já ditas ___ vocês e, ___ qualquer momento, tomaremos ____ providências necessárias ____ tarde.

a) à – àquelas – a – a – às – as

b) a – aquelas – à – há – as – a

c) a – aquelas – à – a – as – a

d) à – àquelas – a – a – as – a

e) a – àquelas – a – a – as – à

 

2) Assinale a alternativa correta quanto ao uso ou ausência da crase:

a) Ultrapassagens perigosas podem levar a morte.

b) Os funcionários são obrigados à parar de trabalhar, pois faltou luz na empresa.

c) Os dados solicitados referem-se a produtos importados.

d) A frente da placa de publicidade ele estava parado.

e) Os alunos devem se submeter à uma avaliação periódica.

 

3) Analise a seguinte frase:

“A chefe percebe a condição de quem se dedica a trabalhar bem.”

As palavras sublinhadas são, nesta ordem:

a) artigo – artigo – preposição

b) artigo – preposição – artigo

c) preposição – artigo – preposição

d) artigo – artigo – artigo

e) preposição – preposição – preposição

 

4) Complete corretamente as lacunas: “Jean dirigiu-se ____ ela___ pressas!”.

a) à, às

b) a, às

c) a, as

d) a, à

e) à, à

 

5) Analise as duas frases a seguir em relação ao uso e à ausência de crase:

Frase 1 – Eu pintei a máquina.

Frase 2 – Eu pintei à máquina.

Frase 3 – O jovem padre bateu a porta.

Frase 4 – O jovem padre bateu à porta.

Após ler as frases, podemos concluir que:

a) Ambas estão erradas gramaticalmente.

b) Ambas estão certas e possuem o mesmo sentido contextual.

c) Apenas a primeira e a terceira frase estão erradas.

d) Apenas a segunda frase está certa.

e) As frases 3 e 4 estão corretas e trazem sentidos distintos.

 

6) Analise as duas frases a seguir em relação ao uso e à ausência de crase:

Frase 1 – Meu amigo veio aqui à convite de seus avós.

Frase 2 – Meu amigo veio aqui à cavalo.

Após ler as frases, podemos concluir que:

a) Ambas estão erradas gramaticalmente.

b) Ambas estão certas e possuem o mesmo sentido contextual.

c) Apenas a primeira frase está errada.

d) Apenas a segunda frase está certa.

e) As frases estão corretas e trazem sentidos distintos.

 

7) Na frase, “À partir de hoje, não haverá promoção de natal.”, a crase está sendo usada de forma correta? Justifique a resposta.

R:  

 

8) Analise a seguinte frase:

A contar de hoje, devemos obedecer a tais regras de segunda a sábado.” 

As palavras sublinhadas devem ser classificadas de acordo com a morfologia de:

a) artigo – artigo – preposição

b) artigo – preposição – artigo

c) preposição – artigo – preposição

d) artigo – artigo – artigo

e) preposição – preposição – preposição

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: