Atividade de português: Pronomes possessivos – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, sobre os pronomes possessivos. Vamos estudar aquelas palavras que exprimem a ideia de posse? Então, responda às questões elaboradas com base em um depoimento, dado pela atriz Marieta Severo, a respeito de uma peça que ela encenou e que transformou a sua carreira!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Aurora da Minha Carreira

    Foi em 1979 que aconteceu meu encontro com o Naum Alves de Souza e Aurora da minha Vida. Um encontro que mudou a minha percepção como atriz. Foram quase três anos em cartaz, sempre com saca lotada. E o mérito do sucesso é todo do Naum, que tem uma importância enorme na nossa dramaturgia. Ele sabe como ninguém falar da classe média e suas angústias, falar do grande através do pequeno. E Aurora é assim. Uma peça em que os alunos vivem estereótipos e vivem dramas que qualquer um de nós vive. Afinal, trata-se na verdade de sentimentos e seres humanos. O meu papel era o da Adiantada. Como atriz, interpretar uma criança dá uma liberdade muito grande. E, ao mesmo tempo, se torna exaustivo porque a coreografia e o gestual infantis também cansam.

Disponível em: <http://www.apluso.art.br>. A atriz Marieta Severo.

 

Questões

Questão 1 – Identifique os pronomes possessivos que compõem o primeiro período do texto. Em seguida, aponte os termos a que se referem:

R.

 

Questão 2 – No período “E o mérito do sucesso é todo do Naum, que tem uma importância enorme na nossa dramaturgia.”, qual pronome exprime a ideia de posse?

(     ) “todo”

(     ) “que”

(     ) “nossa”

 

Questão 3 – Na passagem “[…] e suas angústias […]”, o pronome possessivo “suas” retoma:

(     ) ao Naum Alves de Souza.

(     ) à atriz.

(     ) à classe média.

 

Questão 4 – No trecho “O meu papel era o da Adiantada.”, o pronome possessivo destacado desempenha a função sintática de:

(     ) adjunto adnominal.

(     ) complemento nominal.

(     ) predicativo do sujeito.

 

Questão 5 – Os pronomes possessivos, empregados no texto,

(     ) substituem os substantivos.

(     ) determinam os substantivos.

(     ) explicam os substantivos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: