Atividade de português: Pronomes pessoais – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda pronomes pessoais. Vamos analisar esses pronomes no texto sobre o passarinho pula-pula? Para isso, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Pula-pula: uma ave inquieta, pequena e com canto agudo

    O nome popular do pula-pula não é mera coincidência. Ele faz referência a um dos comportamentos mais interessantes da ave. O passarinho é inquieto e tem o hábito de pular por anda passa, o que dificulta a tarefa de fotógrafos e observadores de aves que o procuram.

    Além disso, a ave possui outra característica marcante: a vocalização. Segundo o biólogo do Terra da Gente, Luciano Lima, o canto agudo pode passar despercebido a muitos observadores e avistá-la também exige um olhar aguçado.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – O vocábulo “o” é um pronome pessoal no trecho:

(     ) “[…] o hábito de pular por anda passa […]”

(     ) “[…] o que dificulta a tarefa de fotógrafos […]”

(     ) “[…] observadores de aves que o procuram […]”

 

Questão 2 – Grife o pronome pessoal a seguir:

“Ele faz referência a um dos comportamentos mais interessantes da ave.”

 

Questão 3 – O pronome pessoal grifado anteriormente refere-se:

 

 

Questão 4 – Observe:

“[…] o canto agudo pode passar despercebido a muitos observadores e avistá-la também exige um olhar aguçado.”

Nessa passagem, há um pronome pessoal. Identifique-o:

 

Questão 5 – O pronome pessoal identificado acima desempenha a função sintática de:

(     ) sujeito.

(     ) objeto direto.

(     ) objeto indireto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: