Atividade de português: Pronomes oblíquos – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano, propõe o estudo dos pronomes oblíquos. Trata-se daqueles pronomes pessoais com função de sujeito ou com função de complemento? Que tal aprender por meio do texto Chimarrão? Então, responda às questões propostas e, de quebra, você vai descobrir a origem desse bebida tão tradicional na região sul do nosso país!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

Leia:

Chimarrão

    Típico da cultura gaúcha, a bebida também marca presença no Paraná e em Santa Catarina. Para prepará-lo, é preciso moer a erva-mate (aquela do chá) e _______________ em água quente. Na hora de tomar, não pode faltar a bomba, um canudo com filtro e bocal de prata, e a cuia, onde a bebida fica. O chimarrão é uma herança dos índios guaranis, um dos primeiros povos a usar a erva-mate com água quente. Eles habitavam a região do Paraná quando os espanhóis chegaram à América, no final do século 15. Não faltam benefícios nessa bebida: além de ajudar na digestão, ela tem vitaminas, sais minerais, cálcio e potássio.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique a frase em que o pronome pessoal destacado é oblíquo:

(     ) “Para prepará-lo, é preciso moer a erva-mate […]”

(     ) “Eles habitavam a região do Paraná quando os espanhóis chegaram à América […]”

(     ) “[…] além de ajudar na digestão, ela tem vitaminas, sais minerais, cálcio e potássio.”

 

Questão 2 – O pronome oblíquo, identificado acima, funciona sintaticamente como:

(     ) sujeito

(     ) objeto direto

(     ) objeto indireto

 

Questão 3 – A lacuna indicada no texto deve ser preenchida com um pronome pessoal oblíquo que acompanha o verbo “colocar”. Nesse contexto, aponte a oração que foi escrita corretamente:

(     ) “[…] e colocar-lhe em água quente.”

(     ) “[…] e colocar ela em água quente.”

(     ) “[…] e colocá-la em água quente.”

 

Questão 4 – O pronome oblíquo, que compõe a oração assinalada na questão anterior, foi empregado no lugar de:

(     ) “a bebida”

(     ) “a erva-mate”

(     ) “água quente”

 

Questão 5 – Na frase “Não o vi saboreando o chimarrão.”, pode-se afirmar que:

(     ) o primeiro “o” funciona como pronome oblíquo, o segundo “o” funciona como artigo definido.

(     ) o primeiro “o” funciona como artigo definido, o segundo “o” funciona como pronome oblíquo.

(     ) o primeiro “o” e o segundo “o” funcionam como pronomes oblíquos.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: