Atividade de português: Pronomes – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora pronomes. Vamos analisá-los no texto Comer para quê? Para tal, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Comer para quê?

    As plantas carnívoras retiram dos animais devorados substâncias essenciais para sua sobrevivência, em especial o nitrogênio. Sem ele, um vegetal não consegue fazer a clorofila, necessária para transformar luz em energia química – processo conhecido como fotossíntese. Sem o nitrogênio, essas plantas também não conseguiriam crescer e se multiplicar, já que o DNA e as proteínas também são ricos em nitrogênio.

    As plantas carnívoras ficam livres da dependência por solos ricos em nitratos, que são os compostos geralmente absorvidos pelos vegetais. Assim, elas prosperam onde outras plantas não conseguem, como no cerrado, em desertos, restingas e outros habitats com solos pobres em nutrientes. Mas, por outro lado, passam a depender do nitrogênio contido em proteínas animais.

Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/plantas-famintas/>.

 

Questões

Questão 1 – Sublinhe o pronome a seguir:

“As plantas carnívoras retiram dos animais devorados substâncias essenciais para sua sobrevivência […]”

 

Questão 2 – Na parte “Sem ele, um vegetal não consegue fazer a clorofila […]”, há um pronome pessoal que retoma:

 

Questão 3 – Em “[…] solos ricos em nitratos, que são os compostos […]”, o vocábulo “que” é:

(     ) substantivo.

(     ) pronome relativo.

(     ) advérbio de intensidade.

 

Questão 4 – Identifique o trecho que contém um pronome demonstrativo:

(     ) “Sem o nitrogênio, essas plantas também não conseguiriam crescer e se multiplicar […]”

(     ) “Assim, elas prosperam onde outras plantas não conseguem […]”

(     ) “Mas, por outro lado, passam a depender do nitrogênio contido em proteínas animais.”

 

Questão 5 – Na passagem “[…] outros habitats com solos pobres em nutrientes.”, o pronome indefinido funciona sintaticamente como:

(     ) sujeito.

(     ) adjunto adnominal.

(     ) complemento nominal.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: