Atividade de português: Pronomes – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os pronomes. Pronome pessoal, pronome indefinido, pronome relativo, pronome possessivo e pronome demonstrativo! Vamos analisá-los no interessante texto Por que o sangue é vermelho? Então, responda às variadas questões propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                                        DATA:

PROF:                                                                             TURMA:

NOME:

Leia:

Por que o sangue é vermelho?

    A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos.

    E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada à átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.

    Com certeza, alguns de vocês já devem ter escutado falar nessa tal de hemoglobina. É ela que recebe o oxigênio que vem com o ar que respiramos e o leva a todas as células do nosso corpo. E essa ligação do oxigênio com a hemoglobina se dá através dos átomos de ferro.

    Está vendo? Mamãe estava certa mais uma vez. Temos que comer alimentos ricos em ferro, como carne, feijão e espinafre. E agora você já sabe o porquê! Se falta ferro no nosso organismo, falta hemoglobina e oxigênio para as células. E isso se chama anemia. A criança anêmica fica fraquinha, desanimada, não quer ir à escola e nem mesmo brincar.

    Nossa, viu só? Por trás do vermelho do nosso sangue, tem muita coisa legal para se descobrir, mas eu fico por aqui.

Débora D’ávila. Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – No trecho “E eles são vermelhos porque dentro deles existe […]”, o pronome pessoal “eles” foi empregado para se referir:

 

 

Questão 2 – Na passagem “[…] uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura.”, o vocábulo grifado é:

(     ) um advérbio.

(     ) uma conjunção.

(     ) um pronome relativo.

 

Questão 3 – O termo “o” é um pronome pessoal no segmento:

(     ) “Por que o sangue é vermelho?”

(     ) “[…] e o leva a todas as células do nosso corpo.”

(     ) “E agora você já sabe o porquê!”

 

Questão 4 – Em “Com certeza, alguns de vocês já devem ter escutado falar […]”, há um pronome indefinido. Aponte-o:

(     ) “alguns”.

(     ) “vocês”.

(     ) “já”.

 

Questão 5 – Na parte “É ela que recebe o oxigênio que vem com o ar que respiramos […]”, o pronome pessoal “ela” é reto porque desempenha a função de:

(     ) sujeito.

(     ) objeto direto.

(     ) objeto indireto.

 

Questão 6 – Sublinhe o pronome demonstrativo neste fragmento do texto:

“E essa ligação do oxigênio com a hemoglobina se dá através dos átomos de ferro.”

Nesse fragmento, o pronome demonstrativo:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 7 – Em “Temos que comer alimentos ricos em ferro, como carne, feijão e espinafre.”, o sujeito do verbo é um pronome pessoal que está oculto. Identifique-o:

(     ) “Nós”.

(     ) “Vós”.

(     ) “Eles”.

 

Questão 8 – Na oração “E isso se chama anemia.”, o pronome pessoal “se” indica:

(     ) a voz ativa do verbo “chama”.

(     ) a voz passiva do verbo “chama”.

(     ) a voz reflexiva do verbo “chama”.

 

Questão 9 – No segmento “Por trás do vermelho do nosso sangue, tem muita coisa legal […]”, o pronome destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) posse.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: