Atividade de português: Pronome cujo – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 8º ano, propõe o estudo do pronome “cujo”, utilizado na notícia que informa sobre o Projeto Teia da Vida

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Lideranças comunitárias são capacitadas para planejamento

    Capacitar as lideranças das comunidades para administrarem desafios por meio de planejamento, comunicação e captação de recursos é o objetivo do Projeto Teia da Vida.

    Idealizadora do Projeto, a terapeuta ocupacional Ana Maria Norões, reuniu-se ontem, no Teatro São José, com líderes de oito comunidades da Capital envolvidos na Teia da Vida.

    Durante o encontro, as comunidades apresentaram seus projetos e resultados, compartilharam experiências e conhecimentos. Cerca de 20 líderes (igreja, saúde, escola etc.) de cada comunidade participam de um curso de sete meses cujo intuito é fortalecer e desenvolver o potencial deles na construção do desenvolvimento sustentável.

    Além de trabalhar o autoconhecimento e as relações interpessoais, o curso auxilia os líderes a desenvolverem um projeto para a comunidade, a exemplo das hortas comunitárias para gerar alimentação e renda. Com o projeto pronto, os líderes trabalham na captação de recursos para mantê-lo funcionando.

Disponível em: http://diariodonordeste.globo.com.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) informar

b) criticar

c) orientar

d) entreter

 

Questão 2 – No trecho “[…] um curso de sete meses cujo intuito é fortalecer e desenvolver o potencial deles na construção do desenvolvimento sustentável.”, o pronome indica:

a) lugar

b) posse

c) tempo

d) finalidade

 

Questão 3 – Assinale a alternativa em que o verbo se encontra na forma infinitiva:

a) “Capacitar as lideranças das comunidades […]”

b) “[…] a terapeuta ocupacional Ana Maria Norões, reuniu-se ontem, no Teatro São José […]”

c) “[…] as comunidades apresentaram seus projetos e resultados […]”

d) “Cerca de 20 líderes (igreja, saúde, escola etc.) de cada comunidade participam […]”

 

Questão 4 – “Com o projeto pronto, os líderes trabalham na captação de recursos para mantê-lo funcionando.”. O pronome junto à forma verbal, sublinhado nesse segmento, substitui, considerando-se o contexto: 

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: