Atividade de Português: Produção textual para convencer – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, produção de texto argumentativo para alunos do 1º ano do ensino médio, trata-se de uma atividade criativa e diferente. Os alunos devem escrever para convencer o dono de uma empresa de publicidade a contratá-los para fazer propagandas em jornais impressos ou no YOUTUBE!  O objetivo é fazer um trabalho mais prazeroso e que aproxime a realidade de uma atividade escolar à vida real. Provavelmente, muitos estudantes terão de escrever uma redação para convencer o corretor em uma prova de concurso público ou vestibular. Também não se descarta a possibilidade de o estudante ter de escrever um texto para uma vaga de emprego em um futuro próximo. Bom trabalho!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

Vamos supor que você esteja andando por uma rua que possui uma grande empresa de publicidade. De repente, você se depara com uma placa enorme que diz o seguinte:

 

CONTRATA-SE JOVEM CRIATIVO

PARA FAZER

PROPAGANDAS

EM JORNAIS IMPRESSOS

OU

EM VÍDEOS PARA O YOUTUBE !

– Não precisa ter experiência

– Deve escrever um texto para nos convencer de que essa vaga deve ser sua! Estamos te esperando !

 

Em um primeiro momento, você reflete sobre o que leu: “Ei… será que eu poderia assumir essa vaga? Logo eu que vejo tantos vídeos no youtube, inclusive, já sei que, antes de alguns vídeos, vem aquela propaganda de produtos diversos, de filmes, de cursos diversos…”, pode ser que você reflita por outro lado: “Hum…nunca pensei em fazer propagandas que são impressas nos jornais, será que eu iria gostar?”

 

PROPOSTA: Escreva um texto de até 30 linhas para convencer o dono da empresa que essa vaga merece ser sua. Uso sua criatividade! Podes escrever sobre suas qualidades e sonhos, ou seja, utilize tudo que te favoreça para garantir esse emprego.

Ah, faça um título bem legal, tudo bem?  BOA ESCRITA !

Observação: Nos anexos acima, temos a folha de redação de 30 linhas para imprimir.

 

 

 

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.     

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: