Atividade de português: Produção de texto dissertativo – 3º ano do ensino médio

    Atividade de português solicita aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, a produção de texto dissertativo. Tomando-se como referência para reflexão o texto Pelo exemplo, os estudantes são chamados a expor a sua opinião sobre o seguinte questionamento: “Você acredita que as atitudes dos pais são exemplos para os filhos?”.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word e pronta para impressão em PDF.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Produção de texto dissertativo

Leia:

Pelo exemplo

    Falar do meio ambiente não é só falar de árvores, plantas, animais, da poluição do ar e da água… Falar em meio ambiente é também falar de crianças e seu comportamento.

    Você já parou para pensar que somos exemplos para elas? Principalmente se você tem uma criança em casa, você se torna um espelho. Se fosse só o batom, que a menina, desde cedo, ensaia usar, ou a gravata e os sapatos, que o menino teima em pegar emprestado, tudo bem – estes são hábitos saudáveis e que revelam que você é um modelo para aquele ser que está sob seus cuidados.

    Mas e os hábitos que não são saudáveis? Você, como pai ou responsável, obedece sempre o sinal vermelho, a velocidade estabelecida para a rua? Você cede a sua vez? Você separa os resíduos em casa, recicláveis dos não-recicláveis? Você substituiu as lâmpadas tradicionais por fluorescentes ou por lâmpadas do tipo ― led e explica esse gesto para sua criança?

    Pois saiba que cada pequeno gesto seu não passará despercebido por ela. Os pequenos, inclusive, nos corrigem ou nos chamam a atenção!

Marilusa Colombo, bióloga. “Seleções Reader‘s Digest”. Outubro 2010 p. 29.

 

Produção de texto

    No texto acima, a autora defende a ideia de que os diferentes comportamentos dos pais são exemplos para os filhos. Segundo ela, nada passa despercebido aos olhos dos filhos. Por meio de variadas perguntas, os pais são levados a refletir sobre os seus hábitos diários. O que você pensa sobre esse assunto? Você acredita que as atitudes dos pais são exemplos para os filhos? Em sua opinião, quais comportamentos precisam fazer parte da rotina de pais e filhos? Reflita bastante a respeito desse tema e, em seguida, produza um texto dissertativo. Seja convincente!

 

Elabore o seu texto, seguindo esta estrutura:

– Título

– Introdução (apresentação do tema)

– Desenvolvimento (desenvolvimento das ideias sobre o tema, de forma argumentada)

– Conclusão (a sua opinião final sobre o tema).

 

Atenção:

– O seu texto precisa ser escrito em prosa e segundo a norma culta da Língua Portuguesa.

– O seu artigo deve conter no mínimo 15 linhas e, no máximo, 20 linhas.

– Não copie fragmentos do texto acima.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: