Atividade de português: Pretérito perfeito – 9º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do nono ano, explora o pretérito perfeito. O que os verbos nesse tempo exprimem no contexto comunicativo? Vamos aprender? Para isso, responda às questões com base no texto que nos conta a origem da dança quadrilha!

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Quadrilha

    A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, veio da ‘quadrille’, dança de salão que surgiu em Paris, no século XVIII. Ela era uma febre entre a elite europeia e chegou aqui durante o período da Regência (por volta de 1830). Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no país e se fundiu com as nossas manifestações brasileiras preexistentes. Da quadrilha do passado, pouco restou: mudou o ritmo, mudaram os passos, incorporou-se o casamento matuto antes do início da dança.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Fragmento).

 

Questão 1 – No trecho “A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, veio da ‘quadrille’ […]”, o verbo está no pretérito perfeito para indicar:

(     ) uma ação totalmente concluída.

(     ) uma ação parcialmente concluída.

(     ) uma ação possivelmente concluída.

 

Questão 2 – Na passagem “[…] dança de salão que surgiu em Paris, no século XVIII.”, a expressão destacada modifica o sentido do verbo no pretérito perfeito, exprimindo:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – No período abaixo, há um verbo no pretérito perfeito. Grife-o:

 

“Ela era uma febre entre a elite europeia e chegou aqui durante o período da Regência (por volta de 1830).”

 

Questão 4 – Em “[…] a dança se popularizou no país e se fundiu com as nossas manifestações brasileiras preexistentes.”, os verbos no pretérito perfeito têm em comum a voz. Identifique-a:

(     ) voz ativa.

(     ) voz passiva.

(     ) voz reflexiva.

 

Questão 5 – No segmento “[…] mudou o ritmo, mudaram os passos […]”, o sujeito dos verbos no pretérito perfeito classifica-se como:

(     ) oculto.

(     ) simples.

(     ) composto.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: