Atividade de português: Período simples e composto – 9º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda o período. Um período pode ser simples ou composto! Qual a diferença, hein? Vamos aprender? Para tanto, responda às variadas questões com base no reflexivo texto A cruz!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

A cruz

    Um grupo de pessoas caminhava, cada uma carregando uma grande cruz nas costas, rumo a um lugar onde esperava encontrar alegria e felicidade. Depois de algum tempo de caminhada todos começaram a sentir o peso da cruz. No meio desse grupo, havia uma pessoa que se julgava mais esperta que todas as outras. Ela percebeu que não havia ninguém liderando o grupo e que as pessoas a seu lado não estavam observando seus atos. Então, resolveu cortar um pedaço de sua cruz, para que a carga ficasse mais leve. Passado algum tempo, a cruz começou a pesar novamente. Como ela havia cortado um pedaço sem ninguém perceber e nada lhe havia acontecido, resolveu cortar mais outro pedaço. Assim, cada vez que sentia o peso da cruz, cortava mais um pedaço, até tê-la transformado numa pequena cruz.

    Dias depois, todos chegaram à beira de um enorme precipício. Pular de um lado para o outro seria impossível. Então alguém observou que o comprimento da cruz deles era exatamente do mesmo tamanho de um lado ao outro do precipício. Cada um fez sua ponte, e assim todos chegaram ao lugar dos seus sonhos. Mas aquela pessoa que havia resolvido diminuir o peso — e consequentemente o tamanho da cruz — ficou sem saber o que fazer com a sua pequena cruz.

    Carregue a sua, pode fazer falta mais tarde!

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2017-07-01/a-cruz.htm>.   Acesso em: 02 de julho de 2020.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o período simples:

(     ) “No meio desse grupo, havia uma pessoa que se julgava mais esperta que todas as outras.”

(     ) “Dias depois, todos chegaram à beira de um enorme precipício.”

(     ) “Pular de um lado para o outro seria impossível.”

 

Questão 2 – O período identificado anteriormente é simples, porque:

(     ) tem apenas um sujeito.

(     ) tem apenas um núcleo.

(     ) tem apenas uma oração.

 

Questão 3 – O período composto a seguir foi transcrito sem a vírgula. Coloque-a:

“Depois de algum tempo de caminhada todos começaram a sentir o peso da cruz.”

 

Questão 4 – No período composto “Então, resolveu cortar um pedaço de sua cruz, para que a carga ficasse mais leve.”, a oração grifada é chamada de:

(     ) principal.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

Questão 5 – No período composto “Passado algum tempo, a cruz começou a pesar novamente.”, o termo destacado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Releia este período composto:

“Como ela havia cortado um pedaço sem ninguém perceber e nada lhe havia acontecido, resolveu cortar mais outro pedaço.”

Nesse período composto, a conjunção “Como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma comparação.

(     ) uma conformidade.

 

Questão 7 – O período “Cada um fez sua ponte, e assim todos chegaram ao lugar dos seus sonhos.” classifica-se como:

(     ) período misto.

(     ) período composto por coordenação.

(     ) período composto por subordinação.

 

Questão 8 – No período composto “Carregue a sua, pode fazer falta mais tarde!”, o autor:

(     ) faz um pedido.

(     ) dá um conselho.

(     ) expressa uma ordem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: