Atividade de português: Complete com conectivos – 9º ano

    Atividade de Português, dirigida aos estudantes do 9º ano, trabalha a noção de coerência e coesão textual, uma vez que exige o olhar atento para os conectivos, desordenados propositalmente, na construção do texto que trata da atividade artística. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Coerência e Coesão Textual

Atividade: Perceba que os conectivos, sublinhados no texto a seguir, foram colocados no lugar errado. Reescreva-o, trocando esses conectivos e encaixando-os no lugar adequado para dar sentido ao texto:

    A Arte, a Ciência e a Cultura são instrumentos que o homem desenvolveu, isto é, interpretar e expressar o mundo que o cerca enquanto oferecem recursos variados que ajudam a perceber o mundo. A atividade artística pode ajudar a compreender pois a cultura e a emoção interferem na percepção humana, ou seja, os estudos científicos oferecem o conhecimento das leis que regem o mundo da matéria.

    Matemática, Física, Química, História, Literatura, pintura… o que têm em comum? Tudo! Misturar conhecimentos e questionar conceitos faz da interdisciplinaridade um bom caminho a ser seguido, como esta se realiza como uma forma de ver e sentir o mundo. De estar no mundo. De ser capaz de perceber, de entender as múltiplas implicações ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza para um fenômeno na sua dimensão social, natural ou cultural.

Disponível em: http://www.abcmc.org.br/.

Acesso em: 19/07/16.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: