Atividade de português: Os conectivos e seus efeitos de sentido – Ensino médio

    Atividade de Português, direcionada aos estudantes do Ensino Médio, visando ao estudo dos conectivos na construção de inspiradores pensamentos de Rubem Alves.

    Você pode baixar esta atividade em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Os conectivos e os seus efeitos de sentido

    Há diversificados elementos que são utilizados no encadeamento das ideias em um texto, formando um todo articulado e harmônico. Com o intuito de se perceber a importância dos conectivos, propõe-se a leitura de pensamentos de Rubem Alves. No espaço indicado, complete com o conectivo adequado e, em seguida, explicite o sentido expresso por ele no contexto de cada pensamento:

 

1) “Antigamente’ é um tempo que se foi, _____________ que se recusa a ir de vez e fica dentro da gente, atormentando o coração com saudade.”.

Efeito de sentido: ______________________

 

2) “Não se podem prometer sentimentos. Eles não dependem da nossa vontade. Sua existência é efêmera ____________ o voo dos pássaros.”.

Efeito de sentido: ______________________

 

3) “Os olhos são a lâmpada do corpo. _____________ os olhos forem bons, o mundo será belo. ______________ os olhos forem maus, o mundo será sinistro. O paraíso mora dentro dos olhos.”.

Efeito de sentido: ______________________

 

4) “Somos belos ________________ dentro de nós há um jardim que, vez por outra, se deixa ver através de nossos gestos.”.

Efeito de sentido: ______________________

 

5) “As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras ________________ melhorar os olhos.”.

Efeito de sentido: ______________________

Pensamentos disponíveis em: <http://rubemalves.com.br/site/>.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: