Atividade de português: Modo Indicativo – 8º ano

    Atividade de Português, dirigida aos estudantes do 8º ano, propõe o estudo do modo indicativo, na construção da notícia Complexo da Pampulha ganha título de Patrimônio da Humanidade

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

     Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

UNESCO

Complexo da Pampulha ganha título de Patrimônio da Humanidade

Conjunto Moderno da Pampulha é composto pela Igreja São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube, Casa do Baile e Museu de Arte, que foi projetado por Oscar Niemeyer

    O Conjunto Moderno da Pampulha ganhou o título de Patrimônio da Humanidade, na madrugada deste domingo (17), durante a 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Istambul (Turquia).

     A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Leônidas Oliveira, em sua página do Facebook.

    “É muita emoção, é um sentimento de agradecimento, porque foram anos de trabalho, como um atleta para uma Olimpíada: treinamos, treinamos, treinamos e depois ganhamos. Foi um trabalho conjunto da Prefeitura de Belo Horizonte, junto com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que transcende a cidade e alcança o país”, afirmou.

    Com o novo título, a região da Pampulha vai ganhar um ônibus turístico adaptado para a apreciação das belezas, que já em processo de licitação, de acordo com Oliveira, além de se continuar os trabalhos para que na lagoa da Pampulha possa se praticar esportes aquáticos.

    “Agora, muda o entendimento, ganha uma dimensão nacional e internacional a nossa Pampulha e teremos o avanço do turismo em Belo Horizonte”, garantiu.

    A reunião, marcada inicialmente para esse sábado (16), foi suspensa devido à tentativa de golpe de Estado, na noite dessa sexta-feira (15), que deixou 265 mortos.

Candidatura

    O Conjunto Moderno da Pampulha, composto pela Igreja São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube, Casa do Baile e Museu de Arte, que foi projetado por Oscar Niemeyer, aguardou o sim da 40ª reunião da Unesco para se tornar oficialmente o Patrimônio Cultural da Humanidade.

    A candidatura, que já durava 20 anos, ganhou fôlego nos últimos quatro, e seu sucesso pode garantir investimentos para a região e incremento no turismo de toda capital.

Disponível em: http://www.otempo.com.br. Acesso em: 17/07/16.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) divulgar o conjunto arquitetônico da Pampulha.

b) apresentar os monumentos que compõem a região da Pampulha.

c) anunciar o título de Patrimônio da Humanidade conquistado pelo Conjunto da Pampulha.

d) informar sobre a reunião dos membros da Unesco, ocorrida em Istambul, na Turquia.

 

Questão 2 – “O Conjunto Moderno da Pampulha ganhou o título de Patrimônio da Humanidade, na madrugada deste domingo (17), durante a 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Istambul (Turquia).”       

a) Identifique o verbo em torno do qual esse trecho da notícia é construído:

 

b) O referido verbo indica:

(     ) um pedido

(     ) uma certeza

(     ) um desejo

(     ) uma hipótese

 

Questão 3 – Em “Com o novo título, a região da Pampulha vai ganhar um ônibus turístico adaptado para a apreciação das belezas […]”, a locução destacada poderia ser substituída por:

a) ganharia

b) ganhara

c) ganharás

d) ganhará

 

Questão 4 – “A reunião, marcada inicialmente para esse sábado (16), foi suspensa devido à tentativa de golpe de Estado, na noite dessa sexta-feira (15), que deixou 265 mortos.”, o termo grifado estabelece a relação de:

a) causa

b) condição

c) adversidade

d) consequência

 

Questão 5 – As aspas foram empregadas na notícia para:

R:

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: