Atividade de português: Locuções aditivas – 7º ano

    Atividade de português, indicada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, propõe o estudo das locuções aditivas. As questões apresentadas são com base em um texto que trata do estilo de vida saudável. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em: 

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

    Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. ___________________, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável. 

ATALIA, M. Nossa vida. “Época”. 23 mar. 2009.

 

Questões

Questão 1 – Identifique os dois pilares que, segundo o texto, sustentam uma vida saudável. Na sequência, sublinhe a conjunção que une os dois pilares, indicando a ideia de adição:

R:

 

Questão 2 – Releia o primeiro período do texto. Em seguida, aponte a locução conjuntiva que estabelece a relação de adição:

R:

 

Questão 3 – Assinale a loução conjuntiva que preenche corretamente o traço indicado no texto, exprimindo a noção de adição:

a) Por isso

b) Além disso

c) No entanto

d) Por conseguinte

 

Questão 4 – Marque a passagem em que o termo, com valor aditivo, foi corretamente identificado nos parênteses:

a) “[…] mas também de problemas como morte súbita e derrame.” (“como”)

b) “Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física […]” (“uma”)

c) “Também ajuda a diminuir o estresse […]” (“Também”)

d) “[…] e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem […]” (“que”)

 

Questão 5 – No trecho “Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.”, registra-se a presença da conjunção aditiva:

a) “se”

b) “com”

c) “e”

d) “é”

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: