Atividade de português: Locução prepositiva – 9º ano

    Atividade de português, indicada aos estudantes do 9º ano, propõe o estudo da locução prepositiva, utilizada no trecho inicial do texto “Memória de livros”, escrito por João Ubaldo Ribeiro

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia o trecho inicial do texto “Memória de livros”, escrito por João Ubaldo Ribeiro:

    Aracaju, a cidade onde nós morávamos no fim da década de 40, começo da de 50, era a orgulhosa capital de Sergipe, o menor estado brasileiro (mais ou menos do tamanho da Suíça). Essa distinção, contudo, não lhe tirava o caráter de cidade pequena, provinciana e calma, à boca de um rio e a pouca distância de praias muito bonitas. Sabíamos do mundo pelo rádio, pelos cinejornais que acompanhavam todos os filmes e pelas revistas nacionais. A televisão era tida por muitos como mentira de viajantes, só alguns loucos andavam de avião, comprávamos galinhas vivas e verduras trazidas à nossa porta nas costas de mulas, tínhamos grandes quintais e jardins, meninos não discutiam com adultos, mulheres não usavam calças compridas nem dirigiam automóveis e vivíamos tão longe de tudo que se dizia que, quando o mundo acabasse, só íamos saber uns cinco dias depois.

    […]

Um brasileiro em Berlim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

 

Questões

Questão 1 – Descreve-se a cidade de Aracaju na seguinte passagem:

a) “[…] era a orgulhosa capital de Sergipe […]”

b) “[…] pequena, provinciana e calma […]”

c) “A televisão era tida por muitos como mentira de viajantes […]”

d) “[…] mulheres não usavam calças compridas nem dirigiam automóveis […]”

 

Questão 2 – “Sabíamos do mundo pelo rádio, pelos cinejornais que acompanhavam todos os filmes e pelas revistas nacionais.”. Tendo em vista o contexto, identifique o sujeito do verbo grifado:

R:

 

Questão 3 – Em “[…] à boca de um rio e a pouca distância de praias muito bonitas.”, a locução prepositiva destacada estabelece uma relação de:

a) lugar

b) tempo

c) modo

d) causa

 

Questão 4 – No segmento “Essa distinção, contudo, não lhe tirava o caráter de cidade pequena […]”, o termo destacado indica uma:

a) comparação

b) conclusão

c) consequência

d) oposição

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: