Atividade de português: Locução – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre locução. Que tal analisar as diferentes locuções no texto  Música pelo mundo? Então, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Música pelo mundo

    […] música é linguagem universal, algo que pode mexer conosco independentemente do país em que tenha sido composta, do idioma em que seja cantada. Muitas escolas da Europa usam aulas de música no acolhimento de crianças que chegam de outros continentes para estudar lá.

    A Suíça oferece a crianças e jovens cinco aulas de música por semana. Outros países, como a Inglaterra e os Estados Unidos, também oferecem música na maioria das escolas, de forma que os alunos são estimulados a participar de orquestras ou bandas.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 264. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes).

Questões

Questão 1 – No trecho “[…] algo que pode mexer conosco independentemente do país em que tenha sido composta, do idioma em que seja cantada.”, o sujeito da locução verbal grifada é:

(     ) oculto.

(     ) simples.

(     ) indeterminado.

 

Questão 2 – A locução adjetiva, destacada no segmento “Muitas escolas da Europa usam aulas de música no acolhimento de crianças […]”, corresponde ao adjetivo:

 

 

Questão 3 – No período “A Suíça oferece a crianças e jovens cinco aulas de música por semana.”, há uma locução adverbial que indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Sublinhe a locução conjuntiva na passagem abaixo:

“[…] oferecem música na maioria das escolas, de forma que os alunos são estimulados a participar de orquestras ou bandas.”

 

Questão 5 – A locução conjuntiva sublinhada acima inicia uma oração que exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: