Atividade de português: Gramática – Música: Lindo balão azul – 4º ano

    Atividade de Português, proposta a alunos do quarto ano do ensino fundamental, sobre a música Lindo balão azul da novela Carinha de Anjo. Esta atividade de gramática contém exercícios de classificação de sílabas, encontro consonantal, verbos no infinitivo, adjetivos e pronomes.

     Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Gramática  

Lindo Balão Azul –  Carinha de Anjo

    Eu vivo sempre no mundo da Lua

    Porque sou um cientista

    O meu papo é futurista

    É lunático

    Eu vivo sempre no mundo da Lua

   Tenho alma de artista

    Sou um gênio

    Sonhador e romântico

    Eu vivo sempre no mundo da Lua

    Porque sou aventureiro

    Desde o meu primeiro passo

    Ao infinito

    Eu vivo sempre no mundo da Lua

    Porque sou inteligente

    Se você quer vir com a gente

    Venha que será um barato

    Pegar carona

    Nessa cauda de cometa

    Ver a Via Láctea

    Estrada tão bonita


   Brincar de esconde-esconde

    Numa nebulosa

    Voltar pra casa nosso lindo balão azul

    https://www.letras.mus.br/carinha-de-anjo/lindo-balao-azul/

 

  Gramática

Após a escuta e leitura da música resolva as atividades a seguir:

1. Separe as sílabas das palavras e classifique os encontros consonantais em ditongo ou hiato.

a.sou =

b.gênio=

c.aventureiro=

d.primeiro=

e.cauda=

f.láctea=

g.via=

h.tão=

i.balão=

 

2. Grife os verbos na estrofe a seguir e indique se eles estão no presente, no passado ou no futuro.

 Eu vivo sempre no mundo da Lua

Porque sou um cientista

O meu papo é futurista

É lunático

R: 

 

3. ”… Eu vivo sempre no mundo da Lua…” a palavra destacada no verso é:

a.(   ) um pronome

b.(   )um verbo

c.(   )um adjetivo

d.(   )um substantivo

 

4. Na estrofe a seguir grife quatro substantivos e circule os adjetivos.

   Tenho alma de artista /Sou um gênio

Sonhador e romântico

Eu vivo sempre no mundo da Lua

Porque sou aventureiro

Desde o meu primeiro passo

Ao infinito

 

5. Analise a estrofe a seguir e grife os verbos que estão no infinitivo:

 Porque sou inteligente

Se você quer vir com a gente

Venha que será um barato

Pegar carona

Nessa cauda de cometa

Ver a Via Láctea

Estrada tão bonita

Brincar de esconde-esconde

Numa nebulosa

Voltar pra casa nosso lindo balão azul

 

6. Separe as sílabas das palavras a seguir e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.

a.venha- 

b.barato-

c.bonita-

d.esconde- 

e.nebulosa- 

f.nosso- 

g.lindo-

h.estrada- 

i.casa-

j.numa-

k.inteligente-

l.que- 

m.sou-  

 

7. Explique porque a personagem da música vive no mundo da lua?

R:

 

8. Quais são as qualidades da personagem da história da música?

R:

 

9. As palavras  que você escreveu no exercício anterior são chamadas de:

a.(   ) adjetivos.

b.(   ) substantivos.

c.(   )pronomes

d.(   )verbos

 

10. Você conhece essa música? Você gosta desse estilo? Comente o que você entendeu com a leitura da música?Qual é a mensagem que ela transmite?

R:

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: