Atividade de português: Formação de palavras-Prefixo – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, propõe o estudo da formação de palavras, por meio da análise de prefixos

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Descontorno Cultural invade BH este fim de semana; veja a programação

4ª edição do evento será realizada neste sábado (3), com mais de duzentas atrações artísticas gratuitas por todo o dia em todos os centros culturais

    A Fundação Municipal de Cultura promove no próximo sábado, dia 3 de setembro, a 4ª edição do Festival Descontorno Cultural. Serão mais de 12 horas de programação ininterrupta e mais de duzentas atrações artísticas, incluindo atividades de circo, teatro, dança, música, literatura, artes visuais e cultura popular. A edição 2016 do Festival chega às nove regionais de Belo Horizonte e reitera o compromisso da FMC com a promoção da diversidade e com a valorização da produção artística local. Todas as atrações têm entrada gratuita.

    Com os olhos voltados para as diversas regiões da cidade, o Festival acontecerá, simultaneamente, nos 16 centros culturais descentralizados da cidade, além do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. A programação do Festival mescla atrações mais conhecidas na cidade, como as Baianas Ozadas, o intérprete Mamour Ba, o Grupo Oriundo de Teatro, o Grupo Aruanda de Danças Folclóricas, o Coletivo Itinerâncias, a Cia Agnes, entre outros, com artistas e grupos que buscam espaço para divulgação de seus espetáculos e shows.

    Além dos espetáculos musicais e teatrais, o público poderá conferir, gratuitamente, workshops de grafite, oficinas de elaboração de instrumentos musicais, performances de dança, rodas de capoeira, exibições de filmes, contação de histórias, intervenções circenses, exposições, cortejos, atividades para as crianças, entre outras iniciativas que comungam com os objetivos do projeto, que são contribuir para a descentralização da ação cultural em Belo Horizonte e, sobretudo, para a valorização e promoção de artistas e grupos dos mais diversos cantos do município.

Disponível em: http://www.otempo.com.br/.  Acesso em: 31/08/16.

 

Questões

Questão 1 – “Descontorno Cultural invade BH este fim de semana; veja a programação”. O tom desse trecho, criado pelo imperativo, é o de:

a) uma ordem

b) um desejo

c) um convite

d) uma súplica

 

Questão 2 – “A edição 2016 do Festival chega às nove regionais de Belo Horizonte e reitera o compromisso da FMC […]”. Nesse contexto da notícia, o termo grifado poderia ser substituído por:

a) reafirma

b) formaliza

c) transforma

d) exige

 

Questão 3 – Em “Serão mais de 12 horas de programação ininterrupta e mais de duzentas atrações artísticas […]”, o prefixo da palavra “ininterrupta” indica a ideia de:

a) oposição

b) negação

c) posição inferior

d) afastamento

 

Questão 4 – Assinale a palavra cujo prefixo indica a ideia identificada na questão anterior:

a) “incluindo”

b) “Itinerâncias”

c) “intervenções”

d) “descentralização”

 

Questão 5 – No segmento “[…] o Festival acontecerá, simultaneamente, nos 16 centros culturais descentralizados da cidade […]”, o advérbio destacado tem o sentido equivalente a:

a) conjuntamente

b) esporadicamente

c) exclusivamente

d) separadamente

 

Questão 6 – No último parágrafo da notícia, predomina o uso da vírgula para:

a) a inserção de termo.

b) a enumeração de elementos.

c) a inversão na ordem dos constituintes de uma oração.

d) o deslocamento de expressão adverbial.

 

Questão 7 – “Todas as atrações têm entrada gratuita.”. Explique o acento circunflexo no verbo empregado nessa passagem:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: