Atividade de Português: Fonética – 7º ano

    Atividade de português sobre fonética voltada para alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A  proposta traz questões de múltipla escolha, avalia a  relação entre letra e fonema, bem como variações que ocorrem na pronúncia. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida. 

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

QUESTÕES DE FONÉTICA

1) A alternativa em que a palavra tem o maior número de letras do que fonemas é:
a) humor
b) flui
c) vida
d) gestos
e) criamos

 

2) Na ortografia da língua portuguesa, usam-se frequentemente combinações de duas letras para representar um só som. Isso NÃO acontece na palavra:
a) chaveiro
b) sobrinha
c) nasceu
d) português
e) meditação

 

3) Na fala, frequentemente fazemos acréscimos ou supressões de fonemas nas palavras. Tais fatos de pronúncia, todavia, não são registrados na escrita. Todas as palavras abaixo, considerando sua pronúncia, se encaixam nesse caso, à exceção de:
a) pouco
b) aula
c) substituídas
d) técnica
e) advogada

 

4) Marcar a opção em que o trecho sublinhado não forma dígrafo:
a) adivinhar
b) velho
c) qualquer
d) recorria
e) confessar

 

5) Na fala, costumamos a fazer acréscimos ou supressões de alguns fonemas nas palavras. Todas as palavras abaixo se encaixam nesse caso à EXCEÇÃO de:
a) verdadeira
b) caixa
c) capturar
d) lápis
e) psicóloga

 

6) Levando em conta a pronúncia, qual delas pode ocorrer a supressão de algum fonema?
a) travesseiro
b) casa
c) carro
d) amor
e) matemática

 

7) Na língua portuguesa escrita, quando duas letras são empregadas para representar um único fonema (ou som, na fala), tem-se um “dígrafo”. O dígrafo só está presente em todos os vocábulos de
a) magia, minha, tua, esse, tragar.
b) caneta, vinho, dessa, mato, seria.
c) queijo, vinho, sangue, dessa, filha.
d) esse, amarga, copo, escuta, filho.
e) queres, feita, tinto, meu, bruta.

 

8) QUESTÃO-DESAFIO – Se considerarmos que “OM”, em fim de sílaba, é um dígrafo, ou seja, representa um único som por meio de duas letras, a palavra COMPLEXIDADE possui:

a) 10 fonemas
b) 11 fonemas
c) 12 fonemas
d) 13 fonemas
e) 15 fonemas

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: