Atividade de português: Estudo dos termos acessórios da oração – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, propõe o estudo dos termos acessórios da oração. São eles: adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto. Vamos entender o funcionamento deles no texto Quem vai salvar a vida? Então, responda às variadas questões aqui presentes!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Termos acessórios da oração

Adjunto adnominal, Adjunto adverbial e Aposto

Leia:

Quem vai salvar a vida

           (…) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.

            Eu então perguntei:

            – Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?

            – Pegar a sujeira? – ele perguntou.

            – Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua…

            – Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!

            – Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?

            Meu pai me olhou torto, torto.

            E foi embora.

            Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (…).

Ruth Rocha. “Quem vai salvar a vida?”. São Paulo, FDT, 2009.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a expressão que funciona como adjunto adnominal no título do texto:

a) “Quem”

b) “vai salvar”

c) “a”

d) “vida”

           

Questão 2 – O adjunto adnominal sublinhado caracteriza o substantivo no fragmento:

a) “– Ora, ora – meu pai respondeu – […]”

b) “A rua é de todos!”

c) “Não vê que tem crianças pequenas […]”

d) “[…] eu vi que ele tinha um saquinho […]”

 

Questão 3 – No início do texto, o adjunto adverbial “No dia seguinte” exprime:

a) lugar

b) causa

c) finalidade

d) tempo

 

Questão 4 – O adjunto adverbial “No dia seguinte” modifica o sentido do verbo:

a) do verbo “era”.

b) do verbo “pegou”.

c) da locução “ia saindo”.

d) do verbo “passear”.

 

Questão 5 – Na passagem “Meu pai me olhou torto, torto.”, o adjunto adverbial “torto” indica:

a) o tempo com que o pai olhou.

b) o modo com que o pai olhou.

c) o lugar em que o pai olhou.

d) o meio com que o pai olhou.

 

Questão 6 – Analise atentamente as frases. Em seguida, aponte aquela em que o termo “que” é um adjunto adverbial de intensidade:

a) “– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?”

b) “– Pai, que absurdo!”

c) “Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa?”

d) “[…] eu vi que ele tinha um saquinho […]”

 

Questão 7 – No trecho “[…] meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo […]”, a parte destacada funciona sintaticamente como aposto porque:

a) explica o termo anterior.

b) complementa o termo anterior.

c) substitui o termo anterior.

d) determina o termo anterior.

 

Questão 8 – Um termo é acessório quando:

a) desempenha papel essencial na oração.

b) desempenha papel complementar na oração.

c) desempenha papel secundário na oração.

d) não pertence à estrutura da oração.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: