Atividade de português: Estudo das conjunções – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano, visa ao estudo das conjunções. Vamos entender os efeitos de sentido gerados pelas conjunções no texto Qual é a função de um jardim? Então, responda às questões propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Qual é a função de um jardim?

    A palavra jardim vem do hebreu e significa “proteger”. Um jardim, __________, é um local de cultivo e proteção das plantas. Ele pode servir para pequenos propósitos, como o simples desejo de desfrutar a beleza das flores, ou até trazer benefícios à saúde.

    Na verdade, as características e funções dos jardins mudaram ao longo dos anos. Para não nos perdermos nesse caminho, melhor dividirmos os jardins em tipos, com características próprias e que representem diferentes fases da História.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”, número 200, pág.3.

 

Questões

Questão 1 – No segundo período, o autor fez uma conclusão a partir do que foi dito anteriormente. Por isso, a lacuna indicada no texto deve ser preenchida com a conjunção:

(     ) porém

(     ) portanto

(     ) porquanto

 

Questão 2 – No trecho “[…] como o simples desejo de desfrutar a beleza das flores, ou até trazer benefícios à saúde.”, registra-se o emprego de uma conjunção. Assinale-a:

(     ) “como”

(     ) “a”

(     ) “ou”

 

Questão 3 – Na passagem “Na verdade, as características e funções dos jardins mudaram ao longo dos anos.”, a conjunção “e” indica:

(     ) a complementação de ideias.

(     ) a oposição de ideias.

(     ) a explicação de ideias.

 

Questão 4 – Na frase “Precisamos dividir os jardins em tipos ___________ as suas características e funções mudaram ao longo dos anos.”, o espaço deve ser completado com:

(     ) por que

(     ) porquê

(     ) porque

 

Questão 5 – O termo, identificado na questão acima, é:

(     ) uma conjunção explicativa.

(     ) uma conjunção aditiva.

(     ) uma conjunção alternativa.

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: