Atividade de português: Crase – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, aborda a crase. Vamos estudá-la a partir do texto Medindo o som? Para tanto, responda às questões propostas a seguir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                       DATA:

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Medindo o som

    A intensidade do som é medida em decibéis (dB) e a tolerância a intensidade varia de pessoa para pessoa. Isso quer dizer que alguns não se incomodam em ouvir rock pesado no mais alto volume do aparelho de som, enquanto outros podem se sentir terrivelmente irritados com o barulho de um secador de cabelos.

    Estudos científicos indicam que sons a partir de 80dB começam a ser nocivos à audição humana. Mas existem outros fatores, como frequência e tempo de exposição ao barulho, que também são considerados por quem pesquisa a poluição sonora. […]

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 273. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O trecho abaixo foi transcrito sem a crase. Coloque-a:

“A intensidade do som é medida em decibéis (dB) e a tolerância a intensidade varia de pessoa para pessoa.”

 

Questão 2 – No segmento “Estudos científicos indicam que sons a partir de 80dB […]”, a crase é:

(     ) proibida.

(     ) facultativa.

(     ) obrigatória.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] começam a ser nocivos à audição humana.”, ocorre a crase porque há a contração da preposição “a” com:

(     ) o artigo definido “a”.

(     ) o pronome pessoal “a”.

(     ) o pronome demonstrativo “a”.

 

Questão 4 – Na frase “O autor referiu-se também _____ outros fatores que são considerados nas pesquisas sobre a poluição sonora.”, o espaço deve ser preenchido com:

(     ) “a”.

(     ) “à”.

(     ) “a” ou “à”.

 

Questão 5 – Identifique o período em que a crase deve ser empregada:

(     ) O médico assistiu a menina que estava com problema auditivo.

(     ) Pedi a ela que lesse o texto sobre as consequências do som alto.

(     ) A menina obedeceu as ordens da mãe e abaixou o volume do som.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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